O ERRO COMO FERRAMENTA INFORMATIVA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Beatriz Maria Marins da Rocha Centro Universitário São José
  • Luziana Pereira Mesquita Centro Universitário São José
  • Stephanie alves Centro Universitário São José
  • Dra. Vera Lúcia Rodrigues de Souza Centro Universitário São José
  • Victor Ramos da Silva Cento Universitário São José

Resumo

O presente artigo trata o erro como ferramenta informativa no processo ensino/aprendizado, tendo como objetivo destacar a importância do erro não só na trajetória acadêmica, mas também de que forma o tratamento direcionado a ele pode afetar positiva ou negativamente a vida escolar do estudante. Nesse sentido, para ser compreendida a temática e a didática, seja potencializada, pontos relevantes sobre o conceito do erro com abordagem na esfera educacional, sua interpretação no processo de aquisição englobando impactos no trabalho docente e segmentos da Educação Básica e a estratégia metodológica ao professor trará a clareza ao observar que propósito está sendo alcançado através da atuação do aluno. A necessidade de identificá-lo e conhecer sua origem torna capaz a utilização efetiva e consistente nas abordagens metodológicas de maneira favorável, isto é, sendo uma preciosa ferramenta de ensino que permite avaliar os avanços do estudante em relação à apropriação dos conteúdos ministrados, a eficácia dos métodos e procedimentos utilizados pelo professor em sua práxis. Esta pesquisa foi baseada em um estudo de caso vivenciado por um aluno que obteve significativa melhora do seu desempenho escolar ao adotar a estratégia do erro como ponto de partida nas aulas de reforço. Dessa forma, considerar o erro enquanto elemento construtivo partindo do diagnóstico, a leitura das ações futuras do professor exigirão uma mudança de postura para que o estudante se sinta protagonista do seu desenvolvimento avistando possibilidades por meio de novos saberes valorizando o processo de pensamento considerando as múltiplas aprendizagens, habilidades e competências, resgatando a motivação, estímulo à reflexão, segurança e a autonomia pela revisão de conteúdo.

Biografia do Autor

Beatriz Maria Marins da Rocha, Centro Universitário São José

Graduando do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José

Luziana Pereira Mesquita, Centro Universitário São José

Graduando do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José

Stephanie alves, Centro Universitário São José

Graduando do Curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário São José

Dra. Vera Lúcia Rodrigues de Souza, Centro Universitário São José

Docente do Centro Universitário São José

Victor Ramos da Silva, Cento Universitário São José

Docente do Centro Universitário São José

Downloads

Publicado

11-07-2024