O ERRO COMO FERRAMENTA INFORMATIVA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Resumo
O presente artigo trata o erro como ferramenta informativa no processo ensino/aprendizado, tendo como objetivo destacar a importância do erro não só na trajetória acadêmica, mas também de que forma o tratamento direcionado a ele pode afetar positiva ou negativamente a vida escolar do estudante. Nesse sentido, para ser compreendida a temática e a didática, seja potencializada, pontos relevantes sobre o conceito do erro com abordagem na esfera educacional, sua interpretação no processo de aquisição englobando impactos no trabalho docente e segmentos da Educação Básica e a estratégia metodológica ao professor trará a clareza ao observar que propósito está sendo alcançado através da atuação do aluno. A necessidade de identificá-lo e conhecer sua origem torna capaz a utilização efetiva e consistente nas abordagens metodológicas de maneira favorável, isto é, sendo uma preciosa ferramenta de ensino que permite avaliar os avanços do estudante em relação à apropriação dos conteúdos ministrados, a eficácia dos métodos e procedimentos utilizados pelo professor em sua práxis. Esta pesquisa foi baseada em um estudo de caso vivenciado por um aluno que obteve significativa melhora do seu desempenho escolar ao adotar a estratégia do erro como ponto de partida nas aulas de reforço. Dessa forma, considerar o erro enquanto elemento construtivo partindo do diagnóstico, a leitura das ações futuras do professor exigirão uma mudança de postura para que o estudante se sinta protagonista do seu desenvolvimento avistando possibilidades por meio de novos saberes valorizando o processo de pensamento considerando as múltiplas aprendizagens, habilidades e competências, resgatando a motivação, estímulo à reflexão, segurança e a autonomia pela revisão de conteúdo.Downloads
Publicado
11-07-2024
Edição
Seção
Artigos
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