A MANIPULAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA BREVE SÍNTESE DO PROGRAMA DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO DA ALEMANHA NAZISTA

THE MANIPULATION OF KNOWLEDGE: A BRIEF SYNTHESIS OF THE DIDACTICPEDAGOGICAL PROGRAM IN EDUCATION IN NAZI GERMA

Autores

  • João Marcos Passos dos Santos Centro Universitário São José
  • Victor Ramos da Silva Centro Universitário São José

Resumo

É de conhecimento geral que a Segunda Guerra Mundial recebe grandes destaques em virtude da proporção de conteúdo que pode ser investigado. Delimitando, sobre o sistema educacional adotado pelo regime nazista, notamos que tal aplicação serviu de combustível para a propagação da ideologia, bem como impregnar os conceitos na psique das próximas gerações alemães perante aos princípios pregados. Em face disso, pontuamos que o presente estudo recai na análise sobre a manipulação do conhecimento mediante ao programa didático-pedagógico defendido pela ideologia em questão, dando destaque na forte politização da educação, este que era instrumentalizado como uma promoção de poder e controle das massas. Sobre a pertinência do tema, se debruça na evidência de uma compreensão das surpreendentes abordagens autoritárias para usar o campo educacional como um objeto de controle político. Porém, as limitações aplicadas pelo governo no que tange à conteúdos, somando com a ocultação de arquivos após a Grande Guerra, corrobora para haver uma limitação de acesso aos registros historiográficos. Neste sentido, a problematização principal desta narrativa se qualifica em de que maneira as mensagens políticas foram divulgadas pertinentemente entre a sociedade mediante ao sistema educacional regulado pelo nazismo, tornando-se também uma parcela de influência nas mentes dos jovens alemães? E, assim, existe a pretensão de investigar imparcialmente o ofício da educação e propaganda sob controle de um regime totalitário, dando ênfase nos principais pilares do programa educacional impregnado e nas suas consequências através das práticas na mente e comportamento da juventude alemã. Para complemento, a metodologia engloba a investigação de fontes bibliográfica e abordagem qualitativa que colaboraram com os resultados adquiridos. Por fim, este trabalho corrobora para um entendimento mais abrangente do contexto educacional e histórico selecionado, pontuando os alertas que envolvem a manipulação ideológica no campo de estudos, assim como no viés social e acadêmico.Palavras-chave: Manipulação; Educação; Nazismo; Controle Ideológico; Propaganda.

Biografia do Autor

João Marcos Passos dos Santos, Centro Universitário São José

Graduado em história e pedagoga (fis). Especialista em história social e contemporânea; história do brasil; história da guerra; revisão textual e normas da ABNT. Integrante dos núcleos de pesquisa sankofa (UFF) e lupea (UFRJ). Tutor de TCC, pedagogia e história (ead) do centro universitário são josé.

Victor Ramos da Silva, Centro Universitário São José

Mestre em estudos de linguagem (UFF). Cordenador e docente do centro universitário são josé

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Publicado

08-07-2024