RUMO À ‘MULHER PERFEITA’: EDUCAÇÃO E EXPECTATIVAS DE GÊNERO NA ALEMANHA NAZISTA
Resumo
A Segunda Guerra Mundial é considerada por inúmeras fontes como um objeto de estudo que até o presente momento, instiga diversos estudiosos com a intenção de desvendar o desconhecido dentro deste contexto. Em face de alguns episódios peculiares, trazemos à tona a proposta da presente pesquisa que se define na investigação das chamativas relações entre as políticas educacionais do regime de Adolf Hitler e, simultaneamente, a moldagem do ideal feminino no desenrolar do Terceiro Reich. Assim, pontuamos que o objetivo se resume em compreender como as expectativas do gênero feminino foram ajustadas e disseminadas pelo mover da educação, priorizando a proposta da “Mulher Perfeita”. Sobre os objetivos específicos, definimos que serão em: A) Examinar o papel das escolas e organizações educacionais na promoção do ideal de “Mulher Perfeita”; B) Investigar como as expectativas de gênero eram incorporadas nas práticas pedagógicas; C) Avaliar o impacto dessas políticas na vida cotidiana das mulheres, considerando suas trajetórias educacionais e profissionais. Como complemento, para nortear o propósito da análise, a pergunta-problema foi definida da seguinte maneira: Como as políticas educacionais na Alemanha Nazista corroboraram para a moldagem do ideal de “Mulher Perfeita” e de que forma essas expectativas de gênero foram impregnadas? Neste ínterim, realizamos uma análise através das teses de alguns autores e historiadores que favoreceram nos resultados da pesquisa que corrobora para pesquisadores do contexto da Segunda Grande Guerra.Downloads
Publicado
26-06-2024
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.