A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS E RESPONSÁVEIS NO DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL E COGNITIVO DOS ALUNOS NO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL I - UM ESTUDO TEÓRICO E PRÁTICO

Autores

  • Larissa Ferreira Marins Centro Universitário São José
  • Maria Aparecida de Almeida Melo Centro Universitário São José
  • Rosimeri Claudiano da Costa Centro Universitário São José
  • Victor Ramos da Silva Centro Universitário São José

Resumo

A participação dos pais e responsáveis na vida escolar dos seus filhos, ainda é encarada como um dos principais desafios enfrentados pelas redes de ensino públicas e privadas. A ausência decorrente destes responsáveis, provoca problemáticas que impedem o avanço cognitivo e socioemocional das crianças, interferindo diretamente em seus rendimentos escolares. Através desta percepção, a presente pesquisa visa apresentar argumentos oriundos de pensadores, pesquisadores e entrevistas de campo, demonstrando visões e expectativas a respeito do envolvimento das famílias como algo capaz de ocupar um lugar de cuidado e incentivo.

Biografia do Autor

Larissa Ferreira Marins, Centro Universitário São José

Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José.

Maria Aparecida de Almeida Melo, Centro Universitário São José

Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José.

Rosimeri Claudiano da Costa, Centro Universitário São José

Docente do Centro Universitário São José

Victor Ramos da Silva, Centro Universitário São José

Docente do Centro Universitário São José

Downloads

Publicado

25-06-2024