Displasia Cemento-Óssea Florida: relato de caso clínico

Autores

  • Raphaela Capella de Souza Póvoa Faculdade São José
  • Amanda Benevides da Nova Faculdade São José
  • Rosemiro de Menezes Maciel Faculdade São José
  • Maria Eliza Barbosa Ramos Faculdade São José
  • Mônica Simões Israel Faculdade São José

Resumo

A displasia cemento-óssea florida consiste em uma lesão fibro-óssea benigna dos maxilares. O seu diagnósticobaseia-se no aspecto radiográfico. Quando assintomática, não requer intervenção cirúrgica. Relato do caso: Pacientedo gênero feminino, melanoderma, 48 anos de idade apresentou-se com múltiplas áreas radiopacas envolvendotodos os quadrantes, que foram visualizadas em radiografia panorâmica realizada para início de tratamentoodontológico. Conclusão: Demonstrar a importância do exame radiográfico de rotina, sugerindo que todo pacientea ser triado deve realizar radiografias e que estas devem ser analisadas, já que através deste ato é possíveldetectar lesões até então desconhecidas.Palavras Chave: Neoplasias ósseas, Osteomielite, Radiografia.

Biografia do Autor

Raphaela Capella de Souza Póvoa, Faculdade São José

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Residente em Cirurgia Bucomaxilofacial/UERJ, Rio de Janeiro, Brasil.

Amanda Benevides da Nova, Faculdade São José

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Especialista em Ortodontiapela Odontoclínica Central da Marinha, Rio de Janeiro, Brasil.

Rosemiro de Menezes Maciel, Faculdade São José

Mestre em Radiologia Odontológica/São Leopoldo Mandic, Professor Substituto de Estomatologia/UERJ, Professordo curso de atualização clínica e cirúrgica em Estomatologia/UERJ, Professor do curso de Especializaçãoem Estomatologia/ São Leopoldo Mandic, Rio de Janeiro, Brasil.

Maria Eliza Barbosa Ramos, Faculdade São José

Doutora em Odontopediatria/UFRJ, Professora Associada de Estomatologia/UERJ, Rio de Janeiro, Brasil.

Mônica Simões Israel, Faculdade São José

Mestre e Doutora em Patologia/UFF, Professora Adjunta de Estomatologia/UERJ, Coordenadora do Curso deatualização clínica e cirúrgica em Estomatologia/UERJ e do curso de Especialização em Estomatologia/ São LeopoldoMandic, Professora de Patologia Geral e Patologia Bucal das Faculdades São José, Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

15-07-2014