EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NA PRÉ ESCOLA
SOCIOEMOTIONAL EDUCATION PRESCHOOL
Resumo
Esse estudo aborda a importância da Educação Socioemocional no contexto da Pré-Escola, destacando como o desenvolvimento das habilidades emocionais, sociais e cognitivas, em conjunto, se tornam fundamentais para a formação integral da criança, enfatizando a necessidade de se promover essa educação desde a primeira infância. Com o propósito de refletir a respeito do papel do professor frente a este processo, esse trabalho explora a perspectiva de que a aprendizagem socioemocional pode ser ensinada e aprendida, tendo em vista a criação de propostas e ambientes intencionais promovidos pelo educador para desenvolver tais competências. Utilizou-se como metodologia uma pesquisa exploratória à luz de diversos teóricos que se debruçaram a entender a importância das habilidades socioemocionais no processo de ensino aprendizagem. Além disso, para um aprofundamento contextual, constituiuse um conjunto de dados que foram resultados de uma entrevista realizada com professores que atuam nesta etapa da Educação. Observou-se que é de grande relevância o tema em questão, especialmente em contextos de pandemia do COVID-19, no entanto, ainda existem escolas que não incorporaram essa abordagem de maneira integrada ao currículo da Educação Infantil. Do mesmo modo que, é imprescindível preparar e capacitar os professores, considerados modelos para seus alunos, para que possam conduzir esse caminho de forma eficaz, o que contribuirá não somente para o pleno desenvolvimento da criança, mas também para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e equitativa.Palavras-chave: Educação Socioemocional, Pré-Escola e Educação InfantilDownloads
Publicado
24-06-2024
Edição
Seção
Artigos
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