OS DESAFIOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CHALLENGES IN THE PROCESS OF INCLUDING CHILDREN WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION

Autores

  • Diana do Sacramento Lucas Centro Universitário São José
  • Priscila Silva de Oliveira Centro Universitário São José
  • Nacyra Yiburi Fernandes de Lucena Centro Universitário São José
  • Victor Ramos da Silva Centro Universitário São José

Resumo

O tema do artigo se trata dos desafios que existem no processo de inclusão escolar de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no âmbito da Educação Infantil. O objetivo geral deste artigo foi analisar os principais desafios que a comunidade escolar precisa enfrentar durante o processo de inclusão de crianças com TEA na Educação Infantil. Os objetivos específicos estão englobados em esclarecer a importância da Educação Infantil para o desenvolvimento de crianças com autismo, descrever os desafios que surgem ao incluir alunos com autismo na Educação Infantil, e pesquisar, por intermédio de um questionário online, respostas de gestores, professores e familiares sobre suas experiências em relação à inclusão dos alunos com TEA no ambiente escolar, com foco na Educação Infantil. Esta pesquisa deu base e enriqueceu alguns dos principais pontos levantados pelas autoras, como a dificuldade do aluno com autismo em socializar e se comunicar sendo um dos maiores desafios do processo de inclusão. Neste artigo, foi utilizada a metodologia descritiva, tendo como base uma análise bibliográfica de diversos autores especializados nas áreas de estudos que foram desenvolvidas no decorrer do trabalho. Além disso, a pesquisa de campo foi feita no modelo quali-quanti, pois no texto houve uma análise e exposição de ideias, conceitos e estudos bibliográficos, juntamente com os números e dados da pesquisa. Ao final do trabalho, foi possível concluir que todos os objetivos foram atingidos e que ainda existe muito trabalho a ser feito para que todos os desafios sejam ultrapassados e que os alunos com autismo sejam totalmente incluídos em todas as etapas da educação.Palavras-chave: Autismo, Educação Infantil e Inclusão Escolar.

Biografia do Autor

Diana do Sacramento Lucas, Centro Universitário São José

Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José.

Priscila Silva de Oliveira, Centro Universitário São José

Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José.

Nacyra Yiburi Fernandes de Lucena, Centro Universitário São José

Docente do Centro Universitário São José.

Victor Ramos da Silva, Centro Universitário São José

Docente do Centro Universitário São José.

Downloads

Publicado

24-06-2024