A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

THE INCLUSION OF STUDENTS WITH INTELLECTUAL DISABILITIES IN THE TEACHING AND LEARNING PROCESS IN ELEMENTARY SCHOOL IN THE EARLY YEARS

Autores

  • Adriana Morethson Andrade Centro Universitário São José
  • Nacyra Yiburi Fernandes de Lucena Centro Universitário São José
  • Victor Ramos da Silva Centro Universitário São José

Resumo

A presente pesquisa trata da inclusão dos alunos com deficiência intelectual no processo de ensino aprendizagem, no ensino fundamental nos anos iniciais. O objetivo geral deste estudo é analisar a inclusão dos alunos com deficiência intelectual no processo de ensino aprendizagem, no ensino fundamental dos anos iniciais e específicos: descrever a inclusão no processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais, esclarecer o que é deficiência intelectual e investigar qual a importância da inclusão dos alunos com deficiência intelectual no ensino fundamental dos anos iniciais. O estudo trata-se de uma pesquisa descritiva; a fonte de pesquisa será terciária; a apresentação dos dados será quali-quanti, o tratamento da pesquisa será realizado por meio de revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo através de entrevista. A inclusão é uma prática que deve consolidar-se no contexto escolar, nas propostas educativas desenvolvidas dentro da escola, nas ações pedagógicas e nas vivências e no cotidiano da sala de aula. Promover a inclusão no processo de ensino-aprendizagem, requer do professor a criação de um ambiente que atenda às necessidades diversas de todos os alunos, promovendo igualdade quanto a oportunidades e respeito à diversidade. Isso envolve a promoção de uma cultura inclusiva na escola, a implementação de um currículo flexível, com estratégias e metodologias que atenda às necessidades dos alunos. A deficiência intelectual é entendida como um comprometimento que atinge os aspectos cognitivos, sociais e adaptativos dos indivíduos. O professor precisa conhecer esse conceito, bem como suas características, para mediar as ações dos seus alunos e elaborar práticas pedagógicas que facilite a aprendizagem.Palavras-chave: Inclusão, ensino aprendizagem e deficiência intelectual.

Biografia do Autor

Adriana Morethson Andrade, Centro Universitário São José

Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José.

Nacyra Yiburi Fernandes de Lucena, Centro Universitário São José

Docente do Centro Universitário São José.

Victor Ramos da Silva, Centro Universitário São José

Docente do Centro Universitário São José.

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Publicado

21-06-2024