OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
THE CHALLENGES OF SCHOOL INCLUSION IN CHILDHOOD EDUCATION
Resumo
O presente artigo buscou apresentar esta temática de forma clara e qualitativa, trabalhando em cima de alguns objetivos. O objetivo geral é analisar os desafios da Inclusão Escolar no que tange à Educação Infantil e os específicos são apontar os desafios da inclusão escolar na Educação Infantil, descrever a demanda necessária para o funcionamento da inclusão escolar na Educação Infantil e definir quais são as dificuldades para que haja inclusão nessa etapa da Educação básica. Através da fundamentação teórica baseada em alguns autores selecionados que abordaram sobre essa temática e textos autorais, ao longo do Artigo é possível perceber essas dificuldades encontradas para Inclusão escolar e necessidade da formação continuada na vida do docente. Para enriquecimento desta pesquisa, foi realizada uma entrevista direcionada e aplicada para professores atuantes na Educação, com a intenção de obter uma devolutiva acerca da percepção deles diante da Inclusão Escolar na Educação Infantil. As principais conclusões obtidas foram que é necessária uma visão diferente acerca das necessidades e especificidades pessoais de cada aluno com deficiência, formação continuada, sendo esse um importante fator para que a ação do professor seja analisada pelo mesmo e praticada sempre de forma inovadora com os alunos e o planejamento adaptado, atendendo às crianças com deficiência, promovendo inclusão nas atividades da rotina escolar também e o aprendizado das crianças. O resultado da pesquisa demonstrou que todos esses desafios são vivenciados pelos profissionais da Educação Infantil, o que gera grande dificuldade por eles para lidarem e superarem no dia a dia escolar.Palavras-chave: Inclusão escolar, Formação continuada e Educação Infantil.Downloads
Publicado
21-06-2024
Edição
Seção
Artigos
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