OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

THE CHALLENGES OF SCHOOL INCLUSION IN CHILDHOOD EDUCATION

Autores

  • Bruna Ribeiro Oliveira Centro Universitário São José
  • Elaine da Silva de Souza Centro Universitário São José
  • Nacyra Yiburi Fernandes de Lucena Centro Universitário São José
  • Victor Ramos da Silva Centro Universitário São José

Resumo

O presente artigo buscou apresentar esta temática de forma clara e qualitativa, trabalhando em cima de alguns objetivos. O objetivo geral é analisar os desafios da Inclusão Escolar no que tange à Educação Infantil e os específicos são apontar os desafios da inclusão escolar na Educação Infantil, descrever a demanda necessária para o funcionamento da inclusão escolar na Educação Infantil e definir quais são as dificuldades para que haja inclusão nessa etapa da Educação básica. Através da fundamentação teórica baseada em alguns autores selecionados que abordaram sobre essa temática e textos autorais, ao longo do Artigo é possível perceber essas dificuldades encontradas para Inclusão escolar e necessidade da formação continuada na vida do docente. Para enriquecimento desta pesquisa, foi realizada uma entrevista direcionada e aplicada para professores atuantes na Educação, com a intenção de obter uma devolutiva acerca da percepção deles diante da Inclusão Escolar na Educação Infantil. As principais conclusões obtidas foram que é necessária uma visão diferente acerca das necessidades e especificidades pessoais de cada aluno com deficiência, formação continuada, sendo esse um importante fator para que a ação do professor seja analisada pelo mesmo e praticada sempre de forma inovadora com os alunos e o planejamento adaptado, atendendo às crianças com deficiência, promovendo inclusão nas atividades da rotina escolar também e o aprendizado das crianças. O resultado da pesquisa demonstrou que todos esses desafios são vivenciados pelos profissionais da Educação Infantil, o que gera grande dificuldade por eles para lidarem e superarem no dia a dia escolar.Palavras-chave: Inclusão escolar, Formação continuada e Educação Infantil.

Biografia do Autor

Bruna Ribeiro Oliveira, Centro Universitário São José

Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José.

Elaine da Silva de Souza, Centro Universitário São José

Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José.

Nacyra Yiburi Fernandes de Lucena, Centro Universitário São José

Docente do Centro Universitário São José.

Victor Ramos da Silva, Centro Universitário São José

Docente do Centro Universitário São José.

Downloads

Publicado

21-06-2024