Tecnologias Assistivas (TA) nas Instituições de Ensino Superior- IES: Utilização de Recursos Ancorados nas Múltiplas Necessidades dos Discentes

Assistive Technologies (AT) in Higher Education Institutions - HEIs: Use of Resources Anchored in the Multiple Needs of Students

Autores

  • Roseli Gabriel Centro Universitário São josé
  • Luciana Soares Chagas Centro Universitário São josé
  • Marlen Maria Cabral Ramalho Centro Universitário São josé

Resumo

As IES – Instituições de Ensino Superior tem servido como indicadores de qualidade de recursos, bem como, um locusde utilização de recursos e serviços em prol de atender as pessoas com deficiência e outros problemas a partir da Tecnologia Assistiva (TA). Nesse contexto, observa-se que a evolução tecnológica está refletida no alto número de pessoas que convivem com inúmeros problemas, inclusive o de mobilidade. Atuamos para que as Tecnologias Assistivas se efetivem no acesso ao conhecimento de suas deficiências, no domínio e no uso funcional dos recursos e serviços para trato individual de cada problema, de forma que, os docentes garantam o direito de seus discentes à educação e à qualidade da inclusão escolar e social. A TA é uma área do conhecimento que possui características interdisciplinares, ou seja, que utiliza o corpo de conhecimento construído em diferentes áreas, objetivando a promoção da autonomia da criança, do jovem e do adulto inseridos em diferentes contextos. O cotidiano das pessoas com deficiência inclui o uso de diferentes recursos de Tecnologia Assistiva, que objetivam seu desenvolvimento físico e intelectual, promovendo de formas direta e indireta sua qualidade de vida, tendo em vista que, a sociedade ainda condiciona as pessoas com deficiências com foco em suas dificuldades e não, em suas potencialidades devido às suas limitações, não oportunizando suas verdadeiras habilidades e competências. Cada aluno deve ser tratado, no ambiente universitário, com respeito às suas limitações e com possibilidades de melhorar seu desempenho, através do uso de tecnologias que maximizem suas habilidades e minimizem seus distúrbios, síndromes ou deficiências. Palavras-Chave: Tecnologias Assistivas. Instituições de Ensino Superior. Deficiências. Distúrbios.

Biografia do Autor

Roseli Gabriel, Centro Universitário São josé

Mestre em Educação; Docente no Centro Universitário São José-RJ.

Luciana Soares Chagas, Centro Universitário São josé

Mestre em Educação; Docente no Centro Universitário São José-RJ.

Marlen Maria Cabral Ramalho, Centro Universitário São josé

Docente Doutora em Psicologia de Comunidades e Ecologia Social; Docente no Centro Universitário São José-RJ.

Downloads

Publicado

29-02-2024