O DIREITO EDUCACIONAL BRASILEIRO: FUNDAMENTOS E DESAFIOS

BRAZILIAN EDUCATIONAL LAW: FUNDAMENTALS AND CHALLENGES

Autores

  • Laís Lopes da Silva Centro Universitário São José
  • Prof. Me. Victor Ramos da Silva Centro Universitário São José

Resumo

A educação é considerada um direito fundamental devido ao seu papel crucial no desenvolvimento humano, no fortalecimento das sociedades e na promoção da igualdade e justiça. Nesse sentido, são objetivos do presente trabalho entender como a educaçãofunciona à luz da legislação brasileira e na prática pedagógica adotada pelas escolas do país;desvendar como a educação pode ser justa e adequada de modo a contribuir para a promoção da igualdade de oportunidades e ao identificar as necessidades específicas dos alunos; questionar seuma educação verdadeiramente justa seria capaz de ajudar a direcionar recursos e apoio paraaqueles que enfrentam desafios de aprendizagem; sindicar se um novo olhar para a educaçãoseria capaz de reduzir as disparidades educacionais e tornar o ambiente escolar mais humanizado. Uma análise cuidadosa de dados coletados e as ponderações trazidas aqui refletemas inquietações no que diz respeito ao direito educacional brasileiro com seus fundamentos e desafios para o processo de ensino-aprendizagem.Palavras-chave: educação, legislação, prática pedagógica.

Biografia do Autor

Laís Lopes da Silva, Centro Universitário São José

Licencianda Em Pedagogia, Graduada Em Direito e Especialista Em Alfabetização eLetramento.

Prof. Me. Victor Ramos da Silva, Centro Universitário São José

Doutorando em Linguística, Mestre Em Estudos de Linguagem e Licenciado emPedagogia.

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Publicado

20-02-2024