DISCURSO E MÍDIA: A VEICULAÇÃO DO CONCEITO DE CRIME

DISCOURSE AND MEDIA: THE VEICULATION OF THE CONCEPT OF CRIME

Autores

  • Anderson da Silva Lopes Centro Universitário São José
  • Eduardo de Melo Sant’ana Centro Universitário São José
  • Bianca Freire Ferreira Centro Universitário São José

Resumo

Os conceitos acerca do que é considerado crime e de quem é considerado criminoso em nossa sociedade são, em grande parte, baseados em construções que foram engendradas ao longo da nossa história. No Brasil, assim como em outras sociedades, a construção social do crime e da criminalidade é desproporcionalmente atribuída aos comportamentos daqueles indivíduos com identidades raciais, de gênero, de orientação sexual e de classes sociais marginalizadas. O discurso veiculado pela mídia tem transformado os processos de comunicação e suscitado novas formas de interação(Thompson, 2004). Tais processos produzem efeitos de percepção, desempenhando um papel crucial na legitimação da construção das identidades sociais. Nesse sentido, parece que o ato de legitimação mais proeminente é construir, justificar e institucionalizar discursivamente certos fatos, valores e ordens institucionais (Fairclough, 2003), no qual o discurso midiático tem uma força exponencial. Com base no exposto, este ensaio busca levantar algumas reflexões acerca das fontes e instâncias de injustiça sistêmica, fazendo conexões entre a construção social do crime e da criminalidade e a criminalização da identidade por meio do discurso veiculado pela mídia. Palavras-chave: Discurso midiático. Identidades sociais. Crime.

Biografia do Autor

Anderson da Silva Lopes, Centro Universitário São José

BACHAREL EM DE DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO JOSE

Eduardo de Melo Sant’ana, Centro Universitário São José

BACHAREL EM DE DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO JOSE

Bianca Freire Ferreira, Centro Universitário São José

DOCENTE NO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO JOSÉ – UNISJ; RIO DE JANEIRO

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Publicado

14-09-2023