DISCURSO E MÍDIA: A VEICULAÇÃO DO CONCEITO DE CRIME
DISCOURSE AND MEDIA: THE VEICULATION OF THE CONCEPT OF CRIME
Resumo
Os conceitos acerca do que é considerado crime e de quem é considerado criminoso em nossa sociedade são, em grande parte, baseados em construções que foram engendradas ao longo da nossa história. No Brasil, assim como em outras sociedades, a construção social do crime e da criminalidade é desproporcionalmente atribuída aos comportamentos daqueles indivíduos com identidades raciais, de gênero, de orientação sexual e de classes sociais marginalizadas. O discurso veiculado pela mídia tem transformado os processos de comunicação e suscitado novas formas de interação(Thompson, 2004). Tais processos produzem efeitos de percepção, desempenhando um papel crucial na legitimação da construção das identidades sociais. Nesse sentido, parece que o ato de legitimação mais proeminente é construir, justificar e institucionalizar discursivamente certos fatos, valores e ordens institucionais (Fairclough, 2003), no qual o discurso midiático tem uma força exponencial. Com base no exposto, este ensaio busca levantar algumas reflexões acerca das fontes e instâncias de injustiça sistêmica, fazendo conexões entre a construção social do crime e da criminalidade e a criminalização da identidade por meio do discurso veiculado pela mídia. Palavras-chave: Discurso midiático. Identidades sociais. Crime.Downloads
Publicado
14-09-2023
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Seção
Artigos
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