ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE AO CLIENTE APRESENTANDO SÍNDROME DE CONFINAMENTO EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Autores

  • Iza Cristina dos Santos Faculdade São José
  • Luciane Alves Vercillo Faculdade São José
  • Jacira Florencia de Paula de Moura Faculdade São José
  • Tereza Cristina Felippe Guimarães Faculdade São José
  • Rosimar Costa Silva Faculdade São José

Resumo

O estudo consiste no papel do enfermeiro ao prestar assistência ao cliente com síndrome de confinamento na UTI.Os objetivos são: Identificar o papel do enfermeiro perante o paciente com síndrome de confinamento internadoem uma UTI, verificar quais os cuidados implementados pelo o enfermeiro frente ao cliente com síndrome deconfinamento e analisar os resultados dos cuidados realizados pelo enfermeiro nesta clientela específica. Pesquisadescritiva de abordagem qualitativa; categorizamos os relatos dos dez enfermeiros entrevistados onde emergiuos seguintes resultados: os mesmos sabem identificar a síndrome de confinamento por meio de sua experiênciaprofissional e necessitam de subsídios teóricos para aprofundarem-se no assunto. Conclui-se que o tema síndromede confinamento merece ser melhor discutido estimulando a equipe interdisciplinar a debater a questão.

Biografia do Autor

Iza Cristina dos Santos, Faculdade São José

Enfermeira Mestre em Enfermagem - UNIRIO. Coordenadora de enfermagem do serviço de educação permanentedo Instituto Nacional de Cardiologia

Luciane Alves Vercillo, Faculdade São José

Enfermeira Mestre em Educação - UNESA. Coordenadora do Serviço de Educação Permanente do Centro de UnidadesMédicas Integradas Saúde Santa Terezinha-RJ.

Jacira Florencia de Paula de Moura, Faculdade São José

Enfermeira Mestre em Enfermagem - UERJ. Enfermeira do programa de atenção à saúde do homem - UERJ/MS.

Tereza Cristina Felippe Guimarães, Faculdade São José

Doutora em Enfermagem - UFRJ. Coordenadora de Enfermagem do Serviço de Insuficiência Cardíaca e TransplanteCardíaco do Instituto Nacional de Cardiologia.

Rosimar Costa Silva, Faculdade São José

Enfermeira - UCL

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

15-07-2014