ARGUMENTAÇÃO SOBRE A INDISCIPLINA DOS ALUNOS EM AMBIENTE DE ARTIGOS MULTIMÍDIA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL AUTÔNOMO DO PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO

Autores

  • Luciane Alves Vercillo Faculdade São José
  • Mônica Rabello de Castro Faculdade São José
  • Carolina Vercillo Medina Faculdade São José

Resumo

O desenvolvimento profissional de professores encontra dificuldades que vêm causando impacto negativo paraas mudanças que se mostram necessárias à escola. Num período de rápidos avanços tecnológicos, ambientesvirtuais têm sido aperfeiçoados para instrumentalizar o professor. O objetivo deste estudo foi investigar processosargumentativos sobre a prática educacional num site produzido para o desenvolvimento profissional autônomo doprofessor. O site Artigos Multimídia agrega recursos como: vídeo, som e imagem e fórum, permitindo ao professorinteragir com seus pares. Nessa interação observou-se o jogo argumentativo entre participantes, quais são osacordos sobre os quais fundamentam a prática docente, até que ponto o argumento utilizado por um professor ésuficiente para interferir nas crenças de outro. A pesquisa fundamenta-se em uma articulação entre os conceitosde desenvolvimento profissional, autonomia e argumentação. Participaram da pesquisa 30 professores pertencentesà rede particular de ensino que responderam a um questionário sobre sua prática educacional. Desses, 22professores acessaram o site, durante dois meses, postando comentários no site, motivados por situações oferecidaspor um menu. Os resultados mostraram que os temas escolhidos pelos participantes são privilegiadamenteaqueles que versam diretamente sobre o cotidiano da prática docente. Mostram que está sempre presente nodiscurso dos participantes uma oposição entre dois tipos de prática docente: uma pedagogia denominada tradicional,ultrapassada, a que efetivamente tem lugar na escola, e uma outra ainda não existente, libertadora, que sededicam a definir e caracterizar, não importando o tema da discussão. Apontam a necessidade de caminhos paraa transformação de uma na outra e os obstáculos que se interpõem nesse caminho. Identificam a necessidade dasmudanças por uma evidente transformação das relações sociais, que inviabilizam a prática docente atual. O sitemostrou-se amigável ao desenvolvimento da argumentação dos

Biografia do Autor

Luciane Alves Vercillo, Faculdade São José

Enfermeira. Mestre em Educação - UNESA. Coordenadora do Serviço de Educação Permanente do Centro deUnidades Médicas Integradas Santa Terezinha

Mônica Rabello de Castro, Faculdade São José

Matemática. Pós-Doutorado - Université de Montreal. Coordena o Laboratório de Análise da Comunicação emEducação.Pesquisadora CNPq.

Carolina Vercillo Medina, Faculdade São José

Licenciatura em Letras. UFRJ.

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Publicado

15-07-2014