MUDANÇAS NA ROTINA DA GESTÃO ESCOLAR FRENTE À PANDEMIA: AÇÕES COMPARATIVAS ENTRE ESCOLAS PÚBLICA E PARTICULAR NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Ana Beatriz da Silva Francisco
  • Prof.ª Ma. Solange Brito de Azevedo

Resumo

O presente artigo busca apresentar como tema as mudanças na rotina da gestão escolar frente à pandemia:ações comparativas entre escola pública e particular no município do Rio de Janeiro. Tem como objetivo geralcompreender as diferentes formas de como a Gestão Escolar das redes pública e privada mantiveram-se durante a crisepandêmica. Enquanto em seus objetivos específicos buscou-se pesquisar as diferentes estratégias que os gestorestiveram durante a pandemia para que o ensino continuasse; apontar meios de estudos para que o ensino chegasse atodos os discentes; relatar diferenças entre ações em uma escola pública e uma da rede privada para que garantissemêxito no desempenho escolar durante a pandemia; apresentar e relacionar mudanças de crescimento que a pandemiatrouxe para as escolas. Entre comparações de escola pública e particular, foi possível perceber o quanto ambas agiramde forma em comum e também diferenciada, mas buscando um único propósito, continuar na construção daaprendizagem e eliminar qualquer tipo de evasão escolar. São citados pesquisadores que falam e esclarecem vivênciasde educadores e gestores durante todo esse processo e sinaliza o quanto a escola sofreu com muitas mudanças. Osautores Marques (2020), Oliveira (2002), Liberali (2020), Oliveira (2020) e Colares (2009) falam com propriedade sobreo tema proposto; trazendo reflexões com diferentes visões. A metodologia esteve voltada ao Estudo de Casos, ondeforam propostas entrevistas com dois gestores de instituições diferentes, para melhor esclarecimento sobre comofuncionaram as escolas durante a crise pandêmica e as diferentes estratégias que foram adotadas. A pesquisa feitabusca esclarecer os desafios enfrentados e sanados durante esses meses de isolamento social. Os gestores tiveramcomo aliadas as metodologias ativas que serviram como instrumento de conhecimento na vida dos profissionais efamílias. Com esses novos métodos, as instituições de ensino hoje adquiriram maior crescimento na vida de todos quepassaram pelo espaço escolar. O resultado do estudo de casos trouxe informações, meios e idéias como melhorias parao ensino de forma qualitativa sobre um novo olhar para mundo, a educação sofreu grandes mudanças, que serviramcomo amplitude para cada docente e gestores. A escola não é mais vista como antes, pois, atualmente se vive um novoparâmetro.

Biografia do Autor

Ana Beatriz da Silva Francisco

GRADUADA NO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO JOSÉ

Prof.ª Ma. Solange Brito de Azevedo

MESTRE EM EDUCAÇÃO (UFRJ); PÓS-GRADUADA EM EAD, GESTÃO EDUCACIONA E EDUCAÇÃO ARTÍSTICA; GRADUADAEM PEDAGOGIA; AVALIADORA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR DO MEC/INEP EDOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA - ESCOLA DE EDUCAÇÃO NO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO JOSÉ RIO DE JANEIRO,BRASIL.

Downloads

Publicado

15-03-2023