DESENHOS ANIMADOS COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE ZOOLOGIA

CARTOONS AS A TOOL IN ZOOLOGY TEACHING

Autores

  • Fernanda Avelino-Capistrano Centro Universitário São José
  • Leandro Silva Barbosa Centro Universitário São José

Resumo

Desenhos animados sempre encantaram adultos e crianças. As milhares de possibilidades que os desenhos trazem em suas narrativas, mexem com o imaginário de todos, especialmente das crianças. Além de estimular a imaginação das crianças, os desenhos animados podem auxiliar professores no ensino de ciências, em especial, no ensino da Zoologia. Desta forma, o presente trabalho fez uma revisão das diversas abordagens que veem sendo utilizadas por educadores e estudiosos sobre o uso dos desenhos como ferramenta pedagógica. Nesse sentido, trabalhos acadêmicos publicados entre 2009 a 2018 foram inventariados no buscador Google Acadêmico, utilizando as palavras-chave: desenhos animados; animais; zoologia; ensino de ciências; pedagogia cultural. Apenas artigos dentro desta que apresentavam aplicações do uso de desenhos/personagens animados no ensino de Zoologia foram analisados. Um total de 69 trabalhos foi analisado, sendo a maior parte trabalhos publicados em anais de eventos. Através desta meta-análise pode-se avaliar que os desenhos animados vem sendo utilizados no ensino e divulgação da Zoologia em quatro vertentes: a primeira onde o professor se apropria dos personagens para a construção de narrativas em aulas ou eventos; a segunda que busca utilizar tais personagens como forma de desmistificar conceitos populares ou mesmo introduzidos por obras de ficção; a terceira, que busca utilizar tais personagens na construção de conceitos zoológicos e ecológicos nas aulas; a quarta e última, na divulgação de espécies ameaçadas ou pouco conhecidas, colaborando para o conservacionismo destas assim como dos seus respectivos ambientes. Sendo assim, o uso dos desenhos animados no ensino de Zoologia, ainda que não seja uma ferramenta popular, vem ganhando espaço e possui grande potencial de ser um recurso fundamental para uma aprendizagem mais significativa da Zoologia. Palavras-Chave: animação; estudos culturais; metodologias ativas.

Biografia do Autor

Fernanda Avelino-Capistrano, Centro Universitário São José

Laboratório de zoologia, curso de ciências biológicas, escola de saúde no Centro Universitário São José, e Colégio e Curso Aplicação - Rio de Janeiro, Brasil.

Leandro Silva Barbosa, Centro Universitário São José

Escola Municipal Golda Meir, Secretaria Municipal de Educação, Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

24-01-2023