O DISCURSO DE ÓDIO E A CULTURA DO CANCELAMENTO DIGITAL: AS PRINCIPAIS REPERCUSSÕES JURÍDICAS DESSAS FORMAS DE ATAQUE NAS REDES SOCIAIS

HATE SPEECH AND THE DIGITAL CANCELLATION CULTURE: THE MAIN LEGAL REPERCUSSIONS OF THESE FORMS OF ATTACK ON SOCIAL MEDIA.

Autores

  • Karine Musquim Mileipp Centro Universitário São José
  • Irineu Carvalho de Oliveira Soares Centro Universitário São José
  • Solano Antonius de Sousa Santos Centro Universitário São José

Resumo

O presente artigo trata das principais problemáticas decorrentes das manifestações de ódio no mundo jurídico, sobretudo dentro do âmbito das redes sociais virtuais. Neste sentido, a partir do entendimento já consolidado, inclusive pelo STF, de que o direito à liberdade de expressão - previsto na Constituição Federal como sendo uma garantia fundamental - não pode ser utilizado como fundamento para manifestações pautadas no ódio que venham a ferir outros direitos igualmente protegidos pela Carta Magna, o que se busca alcançar com os estudos é a averiguação das principais repercussões jurídicas decorrentes da escassez legislativa relacionada à prática do discurso de ódio e do cancelamento virtual, que, atualmente, são as duas principais figuras dessa formas de expressão na internet. Também serão abordados alguns exemplos de medidas que vem sendo tomadas pelas plataformas virtuais, bem como pelo Estado, como forma de conter a alta de casos nos últimos anos. A estruturação dos argumentos que fundamentam a presente pesquisa será feita a partir dos métodos bibliográfico, exploratório, qualitativo e explicativo, sendo utilizados livros e artigos com a temática voltada ao debate a respeito do discurso de ódio nas redes sociais e à análise de seus limites em relação ao direito de liberdade de expressão, enquanto referenciais teóricos.Palavras-chave: Discurso de ódio; cancelamento virtual; repercussão jurídica.

Biografia do Autor

Karine Musquim Mileipp, Centro Universitário São José

Graduanda em direito pelo Centro Universitário São José. Integrante do núcleo de pesquisa e iniciação científica do Centro Universitário São José (UNISJ) – rio de janeiro; RJ.

Irineu Carvalho de Oliveira Soares, Centro Universitário São José

Doutor e mestre em sociologia e direito pela Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF). Advogado, professor do curso de direito do Centro Universitário São José (UNISJ) – rio de janeiro; RJ.

Solano Antonius de Sousa Santos, Centro Universitário São José

Doutor pelo programa de pós-graduação em sociologia e direito pela Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF). Mestre em direito constitucional pelo programa de pós-graduação em direito constitucional pela Universidade Federal Fluminense (PPGDC/UFF). Professor do curso de direito do Centro Universitário São José (UniSão José) – rio de janeiro; RJ

Downloads

Publicado

18-11-2022