TREINO PROPRIOCEPTIVO NA PREVENÇÃO DA ENTORSE DE TORNOZELO EM ATLETAS

Autores

  • RAFAELLA DE ANDRADE SOUZA Centro Universitário São Jose
  • ANDRETTE DA COSTA RODRIGUES Centro Universitário São Jose
  • FREDERICO AUGUSTO VIEIRA DE CASTRO Centro Universitário São Jose

Resumo

É de grande importância um trabalho preventivo da entorse de tornozelo em atletas. A entorse de tornozelo éprovocada por um movimento súbito lateralmente ou medialmente da articulação, que ocasiona o estiramento ouruptura dos ligamentos. Um método que é muito utilizado para esse objetivo, é o treino proprioceptivo que ao estimularos mecanorreceptores das articulações, músculos e tendões, levam as informações das condições estáticas, dinâmicas,do equilíbrio e desequilíbrio. O trabalho tem como objetivo destacar o efeito do treino proprioceptivo na prevenção daentorse de tornozelo em atletas, evidenciar a incidência x prevalência da entorse de tornozelo em atletas destacandocomparativamente com outros tipos de lesões no esporte e identificar os mecanismos de lesões mais comuns. Apesquisa trata-se de uma revisão de literatura descritiva, as bases de dados utilizadas foram: Scientific Eletronic LibraryOnline (SCIELO), Google Acadêmico e National Library of Medicine (PubMed). O presente trabalho indica que a entorsede tornozelo é uma lesão que se apresenta com maior incidência nos atletas, com isso foi verificado que o treinoproprioceptivo desempenha um papel importante na prevenção da lesão e melhora a oscilação postural, o senso deposição articular e a amplitude de movimentos e os mecanismos de lesão mais comuns variam com o tipo de esporte. Palavras-chave: Treino Proprioceptivo, Entorse de Tornozelo, Atletas.

Biografia do Autor

RAFAELLA DE ANDRADE SOUZA , Centro Universitário São Jose

Graduada em Fisioterapia no Centro Universitário São José.

ANDRETTE DA COSTA RODRIGUES, Centro Universitário São Jose

Mestre em Ciências das Atividades Físicas, Pós-Graduado em Anatomia Humana e Biomecânica, Pós-Graduado em Acupuntura, Pós-Graduando em Ortopedia e Esportiva, Graduado em Fisioterapia, Docente no Centro Universitário São José.

FREDERICO AUGUSTO VIEIRA DE CASTRO, Centro Universitário São Jose

PhD e Mestre em Ciências (Bioquímica), Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas, Docente no Centro Universitário São José.

Downloads

Publicado

24-02-2022