EFICIÊNCIA DO TREINAMENTO DE PISTAS VISUAIS PARA A QUALIDADE DA MARCHA EM PACIENTES COM DOENÇA DE PARKISON: UMA REVISÃO DE LITERATURA.

Autores

  • CARLOS ALEXANDRE DE FREITAS JUNIOR Centro Universitário São Jose
  • DANIELLI FLEIXEIRA GOMES Centro Universitário São Jose
  • GABRIELA BARBIERI DA SILVA TORRES Centro Universitário São Jose
  • ANDRETTE DA COSTA RODRIGUES Centro Universitário São Jose

Resumo

A doença de Parkinson é uma patologia crônica progressiva que acomete o sistema nervoso central, écaracterizada pela perda neuronal de células dopaminérgicas da substância negra, e tem como sinais, a brandicinesia,hipocinesia, acinesia, rigidez e tremor, além de déficits de equilíbrio e na mancha. Atualmente existem diversasvariedades e abordagens para a reabilitação, que visam melhorar a qualidade de vida desses pacientes, dentre elas otreinamento de marcha com pistas visuais, que visa aprimorar a capacidade funcional e minimizar a progressão dadoença. O objetivo desta pesquisa consiste em levantar dados fundamentados na literatura que evidencie benefíciosdo treinamento de marcha com pistas visuais para a qualidade da marcha em pacientes com doença de Parkinson. Foirealizada uma revisão de literatura nos artigos e estudos publicados entre os anos de 2006 a 2019, nas seguintes basesde dados Scielo, PubMed, Medline, relatando os efeitos de pistas visuais em pacientes portadores da doença deParkinson. Os estudos analisados apontaram que ao empregar o tratamento com pistas visuais no protocolo dereabilitação, os pacientes tiveram melhora significativa na qualidade da marcha, evidenciando esta como uma boaopção para o fisioterapeuta ao traçar a proposta de tratamento. De acordo com o exposto no estudo, o treinamento demarcha utilizando sugestões visuais trouxe benefícios para os aspectos relacionados a marcha do paciente, comovelocidade da marcha, tempo de passada e cadência da marcha, houve também evidências que a abordagem propostano estudo diminuiu os episódios de congelamento e quedas, mostrando reflexos positivos na qualidade de vida dessesindivíduos. Palavras-chave: Doença Parkinson, Treinamento de Marcha, Pistas Visuais, Bradicinesia.

Biografia do Autor

CARLOS ALEXANDRE DE FREITAS JUNIOR, Centro Universitário São Jose

Graduado em Fisioterapia no Centro Universitário São José.

DANIELLI FLEIXEIRA GOMES, Centro Universitário São Jose

Graduada em Fisioterapia no Centro Universitário São José.

GABRIELA BARBIERI DA SILVA TORRES, Centro Universitário São Jose

Mestre em Ciências das Atividades Físicas, Pós-Graduada em Neurociências Aplicada a Reabilitação, Pós-Graduada emÓrtese e Prótese, Graduada em Fisioterapia.

ANDRETTE DA COSTA RODRIGUES, Centro Universitário São Jose

Mestre em Ciências das Atividades Físicas, Pós-Graduado em Anatomia Humana e Biomecânica, Pós-Graduado emAcupuntura, Graduado em Fisioterapia

Downloads

Publicado

24-02-2022