CINESIOTERAPIA NO PÓS-OPERATÓRIO DE LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR UTILIZANDO A TÉCNICA CADEIA CINEMÁTICA FECHADA

Autores

  • Vinicius Henrique Ximenes da Silva Centro Universitário São José
  • Andrette da Costa Rodrigues Centro Universitário São Jose
  • Frederico Augusto Vieira de Castro Centro Universitário São Jose

Resumo

O ligamento cruzado anterior é uma estrutura do joelho responsável pela estabilidade. Este ligamento podeser lesionado resultando no seu rompimento, havendo necessidade de reparação cirúrgica. A sua ruptura pode ocorrerpor diversos motivos como, por exemplo, instabilidade causada por desequilíbrio muscular, entorses durante práticasesportivas, tendências postural e anatômica, entre outros, tendo como consequência dor e inchaço. A fisioterapiafocada em exercícios de cadeia cinética fechada no pós-operatório tem a função de diminuir o estresse no ligamento eacelerara reabilitação. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura a partir do levantamento dosartigos científicos mais atualizados na técnica da cadeia cinética fechada no tratamento pós-operatório do ligamentocruzado, embasando sua técnica e aplicabilidade. Palavras-chave: Ligamento Cruzado Anterior, Cadeia Cinética Fechada, Fisioterapia.

Biografia do Autor

Vinicius Henrique Ximenes da Silva, Centro Universitário São José

Graduado em Fisioterapia no Centro Universitário São José.

Andrette da Costa Rodrigues, Centro Universitário São Jose

Mestre em Ciências das Atividades Físicas, Pós-Graduado em Anatomia Humana e Biomecânica, Pós-Graduado emAcupuntura, Graduado em Fisioterapia, Docente no Centro Universitário São José.

Frederico Augusto Vieira de Castro, Centro Universitário São Jose

PhD e Mestre em Ciências (Bioquímica), Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas, Docente no Centro UniversitárioSão José.

Downloads

Publicado

24-02-2022