POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA O ENSINO HÍBRIDO: REFLEXÕES SOBRE A SALA DE AULA E O FAZER PEDAGÓGICO DOCENTE

Autores

  • Rita de Cássia Borges de Magalhaes Amaral Centro Universitário São José
  • Roberto Nunes Bittencourt Centro Universitário São José
  • Saulo Ribeiro de Oliveira Mello Centro Universitário São José
  • Solange Brito de Azevedo Centro Universitário São José
  • Fernando Galvão de Andréa Ferreira Centro Universitário São José
  • Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi Centro Universitário São José

Resumo

Aprender e /ou ensinar sendo efetivamente partícipe do assunto sobre o qual se está estudando: dessa forma são desenvolvidos os estudos permeados pelas metodologias ativas, que remetem a práticas integralizadoras capazes de transpor os alunos do ambiente tradicional natural da sala de aula a um lugar de tomada de decisões, experimentações e conscientização de suas práticas. Os alunos se desenvolvem, assim, como sujeitos autônomos, educados para serem libertadores e libertos de qualquer sistema aprisionador. Dessa maneira, o presente estudo demonstra a importância de se propor o ensino híbrido como uma metodologia ativa, a qual corrobora na construção de aulas dinâmicas, uma vez que permite um aprendizado mais eficaz voltado ao desenvolvimento social dos alunos, estimulando-os para além da compreensibilidade de conteúdo. Esta pesquisa analisa textos e dados que apontam desde a história da educação, numa brevíssima perspectiva, e dos seus métodos de ensino até a raiz da prática escolar, como ela se configura e se estabelece nas salas de aula. Como resultado, percebe-se que num ambiente didático e dialético é que acontece o devido entendimento autônomo e a criação de espaços coletivos de troca de saberes. Portanto, escrever sobre as metodologias ativas no ambiente escolar é de ampla responsabilidade, pois cada sujeito aprende de uma ou várias formas, mas cabe ao professor regente analisar e contextualizar o que de fato agrega valor aos seus discente, nunca deixando de abrir mão de um olhar flexível para que não se perca a humanização do fazer pedagógico.Palavras-chave: Metodologias Ativas; Ensino híbrido; Formação Docente

Biografia do Autor

Rita de Cássia Borges de Magalhaes Amaral , Centro Universitário São José

Centro Universitário São José

Roberto Nunes Bittencourt, Centro Universitário São José

Centro Universitário São José

Saulo Ribeiro de Oliveira Mello, Centro Universitário São José

Centro Universitário São José

Solange Brito de Azevedo, Centro Universitário São José

Centro Universitário São José

Fernando Galvão de Andréa Ferreira, Centro Universitário São José

Centro Universitário São José

Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi , Centro Universitário São José

Centro Universitário Grande Dourados- MS

Downloads

Publicado

20-07-2021