POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA O ENSINO HÍBRIDO: REFLEXÕES SOBRE A SALA DE AULA E O FAZER PEDAGÓGICO DOCENTE
Resumo
Aprender e /ou ensinar sendo efetivamente partícipe do assunto sobre o qual se está estudando: dessa forma são desenvolvidos os estudos permeados pelas metodologias ativas, que remetem a práticas integralizadoras capazes de transpor os alunos do ambiente tradicional natural da sala de aula a um lugar de tomada de decisões, experimentações e conscientização de suas práticas. Os alunos se desenvolvem, assim, como sujeitos autônomos, educados para serem libertadores e libertos de qualquer sistema aprisionador. Dessa maneira, o presente estudo demonstra a importância de se propor o ensino híbrido como uma metodologia ativa, a qual corrobora na construção de aulas dinâmicas, uma vez que permite um aprendizado mais eficaz voltado ao desenvolvimento social dos alunos, estimulando-os para além da compreensibilidade de conteúdo. Esta pesquisa analisa textos e dados que apontam desde a história da educação, numa brevíssima perspectiva, e dos seus métodos de ensino até a raiz da prática escolar, como ela se configura e se estabelece nas salas de aula. Como resultado, percebe-se que num ambiente didático e dialético é que acontece o devido entendimento autônomo e a criação de espaços coletivos de troca de saberes. Portanto, escrever sobre as metodologias ativas no ambiente escolar é de ampla responsabilidade, pois cada sujeito aprende de uma ou várias formas, mas cabe ao professor regente analisar e contextualizar o que de fato agrega valor aos seus discente, nunca deixando de abrir mão de um olhar flexível para que não se perca a humanização do fazer pedagógico.Palavras-chave: Metodologias Ativas; Ensino híbrido; Formação DocenteDownloads
Publicado
20-07-2021
Edição
Seção
Artigos
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