VERSÃO COMPLETA
Resumo
presente artigo apresenta uma reflexão sobre o processo de construção de valores em crianças e jovens no contexto do desporto escolar e da Educação Física, enquanto componente curricular obrigatório da Educação Básica.A escola tem como principal objetivo proporcionar aos educandos uma formação global privilegiando todas as dimensões do indivíduo e a inserção desse, de forma crítica e consciente, na sociedade. Não deve se limitar, simplesmente, a reproduzir os conflitos sociais extramuros mas, principalmente, lançar sobre eles um olhar reflexivo e consciente, apostando na formação de agentes ativos na transformação social. Com base na visão de PIAGET, podemos afirmar que o foco das atenções do processo ensino-aprendizagem no que se refere aos estágios de desenvolvimento da moral, aponta para a passagem do estágio heterônomo para o estágio autônomo, através da qual o indivíduo adquire a consciência moral como instrumento a ser utilizado na solução dos conflitos sociais.Considerando a necessidade de vivências concretas para a edificação, interiorização e reflexão de valores, o desporto escolar pode contribuir de maneira ímpar para o amadurecimento da criança e do jovem. A preocupação com a criação de estratégias de ensino que permitam à criança, não só ter contato com as regras dos jogos e diferentes modalidades mas, além disso, ter a oportunidade de refletir e reconstruí-las diante de uma visão autônoma de conduta moral, deve ser uma preocupação constante do educador.Palavras-chave: Heteronomia /Autonomia / Valores / Moral / Ética / Educação Física / Desporto EscolarDownloads
Publicado
20-07-2021
Edição
Seção
Artigos
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