ACESSO AO CUIDADO EM SAÚDE BUCAL DA POPULAÇÃO INDÍGENA NO BRASIL

Autores

  • Fagner Bernardo Rodrigues Centro Universitário São José
  • Paulo André de Almeida Junior Centro Universitário São José

Resumo

De acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010 cerca de 896 mil pessoas se declararam indígenas no país. Um grande desafio do governo, em suas diferentes esferas, é proporcionar acesso ao sistema e serviços de saúde, incluindo a saúde bucal, aos grupos minoritários, como a população indígena, que ainda tem como particularidades as questões geográficas, territoriais e culturais. Este trabalho tem como objetivo verificar o acesso em saúde bucal da população indígena no Brasil, considerando a universalidade do acesso e a integralidade da atenção à saúde como direitos de todo cidadão brasileiro. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura e a pesquisa descritiva, baseada em documentos oficiais do governo brasileiro e artigos científicos, preferencialmente de publicações realizadas entre os anos de 2010 a 2020. Apesar da existência de um Subsistema de Atenção à Saúde da População Indígena, dentro do Sistema Único de Saúde, e de uma Política Nacional de Saúde Bucal para essa população, conclui-se que existe uma inconsistência de dados sobre a saúde bucal dessa população, inclusive pela não inclusão dos indígenas nos levantamentos epidemiológicos nacionais, além de uma divergência nos resultados dos estudos científicos já realizados sobre o tema.Palavras-chave: Saúde de Populações Indígenas. Políticas Públicas de Saúde. Saúde Bucal.

Biografia do Autor

Fagner Bernardo Rodrigues, Centro Universitário São José

Graduando em Odontologia - Centro Universitário São José. Graduado em Enfermagem - Universidade Gama Filho. Especialista em Saúde Coletiva - Universidade Cândido Mendes. Especialista em Docência do Ensino Superior - Universidade Gama Filho. Especialista em Gestão em Saúde - Universidade Cândido Mendes. Servidor Público do Ministério da Saúde.

Paulo André de Almeida Junior, Centro Universitário São José

Docente das disciplinas de Saúde Coletiva do Centro Universitário São José; Mestre em Saúde Coletiva (UFF); Especialista em Gestão Pública (COPPEAD/UFRJ); Ex-Coordenação de Saúde Bucal do Município do Rio de Janeiro; Consultor em Saúde Coletiva; Gerência de Desenvolvimento Técnico e Acadêmico da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro / SMS-RJ. E-mail: pandre@saojose.br

Downloads

Publicado

08-06-2021