VERSÃO COMPLETA

Autores

  • Tayná Millena da Silva Brasileiro Centro Universitário São José
  • Paulini Malfei de Carvalho Costa Centro Universitário São José
  • Paulo André de Almeida Junior Centro Universitário São José

Resumo

O tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável no mundo, interferindo diretamente na saúde das pessoas, como maior fator de risco para câncer de pulmão, enfermidades cardíacas, coronarianas e doenças respiratórias, além de ser o principal fator ambiental predisponente ao câncer bucal. O presente estudo tem como objetivo geral identificar o quantitativo de tabagistas entre os acadêmicos do curso de graduação em Odontologia do Centro Universitário São José - UNISJ, no Rio de Janeiro, bem como alguns fatores associados a esse hábito. A pesquisa teve como metodologia a aplicação de questionário aos alunos voluntários, regularmente matriculados no curso de Odontologia da UNISJ. O instrumento visava identificar o quantitativo de tabagistas e verificar aspectos sociais e culturais relacionados ao tabagismo. Após análise dos dados foi possível constatar que 69,5% dos alunos participantes eram do sexo feminino e 72% possuíam de 18 a 30 anos de idade. Em relação ao tabaco, apesar de 95,8% dos alunos percebem o impacto negativo do uso do tabaco na saúde bucal das pessoas, 8,3% dos alunos participantes se declararam tabagistas e desses, 75% já tentaram deixar de fumar. O início do uso do tabaco ocorreu com menos de 18 anos de idade para 62,5% deles. Metade dos alunos tabagistas informou que fuma ou já fumou dentro das dependências da UNISJ e o hábito de fumar foi associado ao uso de bebidas alcoólicas, momentos de ansiedade, tristeza e solidão. Amigos, familiares, parceiros, professores e pacientes foram citados como pessoas que já reclamaram com eles do uso do tabaco. Considerando a importância da Instituição de Ensino Superior estar presente na formação e na vida de seus alunos, considerando a integralidade da saúde, percebe-se a necessidade de um apoio na cessação dos hábitos de fumar. Palavras-chave: Tabagismo. Saúde Bucal. Estudantes de Odontologia.

Biografia do Autor

Tayná Millena da Silva Brasileiro, Centro Universitário São José

Graduanda em Odontologia – Centro Universitário São José. Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva do Centro Universitário São José (COLETIVIDADE).

Paulini Malfei de Carvalho Costa, Centro Universitário São José

Docente das disciplinas de Saúde Coletiva do Centro Universitário São José; Mestrado em Clínica Odontológica(UFRJ). Coorientadora da Pesquisa.

Paulo André de Almeida Junior, Centro Universitário São José

Docente das disciplinas de Saúde Coletiva do Centro Universitário São José; Mestre em Saúde Coletiva (UFF); Especialista em Gestão Pública (COPPEAD/UFRJ); Ex Coordenação de Saúde Bucal do Município do Rio de Janeiro; Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro / SMS-RJ. Orientador da Pesquisa. E-mail: pandre@saojose.br

Downloads

Publicado

08-06-2021