DEPRESSÃO EM ADULTOS COM CÂNCER

Autores

  • Natália Michelato Silva Psicóloga graduada pela Universidade de Franca- Unifran, pós-graduada e especialista em psicooncologia pela Universidade Estadual de Campinas- Unicamp, mestranda pela Universidade de São Paulo-USP de Ribeirão Preto.
  • Marinelle De Paula Piassa Psicóloga graduada pela Universidade de Franca- Unifran.
  • Rovani Mria da Costa Oliveira Psicóloga graduada pela Universidade de Franca- Unifran.
  • Marcia Simei Zanovello Duarte Psicóloga graduada pela Universidade de Franca- Unifran, Mestre pela Universidade de São Paulo-USP de Ribeirão Preto, docente no curso de Psicologia na Universidade de Franca.

Resumo

Segundo o Ministério da Saúde (1997), o câncer é uma doença que surge devido à alterações genéticas (DNA) de células normais transformando-se em células malignas. Essa transformação envolve inúmeras etapas do ciclo celular. O câncer é uma doença que vem sendo muito discutida, é um grave problema de saúde pública sendo a segunda causa de morte por doença no Brasil (Salvadori e cols, 2008). Segundo Car- valho e Botelho (1995), a depressão é o mais freqüente distúrbio psiquiátrico presente em 25% de todos os pacientes acometidos com algum tipo de câncer. Os objetivos do presente trabalho são: investigar o nível de depressão em adultos com câncer e oferecer subsídios para a assistência dos mesmos. Esta pesquisa foi realizada na ACCa (Associação do Combate ao Câncer). Esta localiza-se em São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais. A mesma é uma entidade filantrópica, que prioriza o apoio e acompanhamentos, sem fins lucrativos e políticos. O estudo foi feito com 18 pessoas, de 40 a 70 anos, com uma média de idade de 54 anos, sendo que 16,6% são homens e 83,4% mulheres, que estão em tratamento no combate ao câncer e manutenção do mesmo. Os critérios de inclusão dos participantes foram a faixa etária (apenas adultos) e condições físicas e mentais para participar. Para a realização desta pesquisa foram utilizados um roteiro de entrevista e a Escala Beck de Depressão (BDI). A análise dos resultados foi feita de forma qualitativa para os dados da entrevista e quantitativa para os resultados da Escala Beck. Após a análise dos dados coletados observou-se que a maioria apresentou níveis leve e moderado de depressão (38,8%) e a outra parte apresentou níveis moderado e grave (11,1%). Dentro dos dados obtidos acredita-se que a questão da rede de apoio social pode ter sido significativa nos resultados, pois a maioria apresentou suporte social (família, amigos, assistência médica e religiosidade), comprovando a eficácia desse atributo em relação ao tratamento e recuperação do paciente, além de uma estrutura psíquica mais integrada para melhor en- frentamento da doença. Palavras-Chave: depressão, câncer, aspectos psicológicos

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

06-03-2014