Planejamento e Gestão das disciplinas na modalidade a distância em Cursos de Graduação Presencial: Conteúdo, Aprendizagem e Construção do Conhecimento (Planning and Management courses in distance mode in Undergraduate Classroom: Content, Learning and...)

Autores

  • Rita de Cássia Borges de Magalhães Amaral Faculdade São José
  • Márcia Aparecida Figueiredo Centro Universitário Barão de Mauá

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a experiência vivenciada pelos autores na gestão de programas de Educação a Distância- EaD em Instituições de Educação Superior- IES no que concerne oferecimento de disciplinas a distância na modalidade presencial de acordo com a Portaria 4059/04. A concepção de um processo como a união dos esforços da IES, dirigida para a satisfação da necessidade dos alunos e, conduzindo o processo de forma a assegurar um sistema eficiente em conformidade com o programa de EaD projetado. O texto aborda como centro da discussão, a temática em torno do planejamento, gestão estratégica e o impacto na aprendizagem dos alunos de EaD. A compreensão dos modelos e formas organizativas dos sistemas de EaD, por meio da aprendizagem significativa e colaborativa, sua operacionalização e desenvolvimento privilegiando o papel da gestão estratégica como linha norteadora das ações em Programas de Educação a Distância. Palavras-Chave: Planejamento; Gestão da EaD; Aprendizagem e Construção do Conhecimento.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Borges de Magalhães Amaral, Faculdade São José

Faculdades São José

Márcia Aparecida Figueiredo, Centro Universitário Barão de Mauá

Centro Universitário Barão de Mauá

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

22-01-2013