A EVOLUÇÃO DA SAÚDE BUCAL PÚBLICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO NO PERÍODO DE 2003 A 2017

Autores

  • Anna Luzia Carregal da Rocha Centro Universitário São José
  • Mariane Gandra de Moraes Centro Universitário São José
  • Paulini Malfei de Carvalho Costa Centro Universitário São José
  • Paulo André de Almeida Junior Centro Universitário São José

Resumo

A partir do ano de 2009 o município do Rio de Janeiro ampliou a cobertura populacional da Estratégia de Saúde da Família, saindo de 3,5% de cobertura em 2008 para 70% de cobertura em 2016. Este estudo tem por objetivo apresentar a evolução da saúde bucal pública na Atenção Primária da Cidade do Rio de Janeiro, especificamente em relação à Estratégia de Saúde da Família, no período de 2003 a 2017. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura e a pesquisa descritiva, baseada em livros e artigos, preferencialmente de publicações realizadas do ano de 2004 a 2018, documentos oficiais do Ministério da Saúde e da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, bem como a busca de artigos científicos na base de dados das plataformas Scielo, Medline, Bireme e Lilacs. Houve significativo aumento no número de equipes de Saúde Bucal, de 74 para 423 no período. Apesar do aumento do número de equipes, ocorreu uma desfavorável relação para a Saúde Bucal em relação ao número de equipes de Saúde da Família no mesmo período. Palavra Chaves: Saúde Bucal; Saúde da Família, Atenção Primária à Saúde.

Biografia do Autor

Anna Luzia Carregal da Rocha, Centro Universitário São José

Graduanda em Odontologia (Centro Universitário São José)

Mariane Gandra de Moraes, Centro Universitário São José

Graduanda em Odontologia (Centro Universitário São José)

Paulini Malfei de Carvalho Costa, Centro Universitário São José

Professora de Saúde Coletiva do Curso de Graduação em Odontologia (Centro Universitário São José) Mestre em Clínica Odontológica (UFRJ) Especialista em Promoção da saúde e Desenvolvimento Social (ENSP/FIOCRUZ) Especialista em Ortodontia (UNIGRANRIO)

Paulo André de Almeida Junior, Centro Universitário São José

Professor de Saúde Coletiva do Curso de Graduação em Odontologia (Centro Universitário São José) Mestre em Saúde Coletiva (UFF) Especialização em Gestão Pública (COPPEAD/UFRJ) Especialização em Educação em Saúde Pública (UFF) Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro /SMS-RJ /2008 a 2018E-mail: pauloandresmsdc@gmail.com

Downloads

Publicado

01-10-2019