EXPERIÊNCIA E SUGESTÕES DE ESTUDANTES E DOCENTES PARTICIPANTES DE AÇÃO SOCIAL REALIZADA PELAS FACULDADES SÃO JOSÉ
Resumo
A Extensão Universitária é definida como um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade. Para tanto, tais ações devem ser direcionadas às reais necessidades da comunidade e dos discentes. O presente trabalho objetiva identificar as dificuldades enfrentadas pelos acadêmicos e docentes em uma ação social realizada por alunos e docentes da Faculdade São José em Realengo no dia 15 de setembro de 2018 além de pontuar possíveis melhorias para ações futuras. Foram aplicados 2 questionários, um para docentes e outro para acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia das Faculdades São José, constituído de 10 perguntas de múltipla escolha. As perguntas foram aplicadas por 2 grupos de 5 estudantes ao longo de todo o evento e tabelados em gráficos para melhor entendimento. Foram respondidos 143 questionários de acadêmicos e 27 questionários de docentes. Os dados foram tabulados e analisados. Os participantes responderam que tiveram conhecimento do evento por meio de professores, seguido por amigos e mural informativo, 74% dos docentes classificaram a participação dos alunos na ação social como muito bom e ótimo. As principais sugestões para a melhoria do evento foram melhoras na organização e na divulgação. Portanto, o programa de extensão além de ser benéfico para os alunos e população, também se torna ferramenta de pesquisa para avaliação e direcionamento às práticas de ensino nas ações sociais. Palavras chave: Relações Comunidade-Instituição. Serviços de Saúde. Política PúblicaDownloads
Publicado
21-05-2019
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.