ROLE-PLAYING GAME NO ENSINO HÍBRIDO: PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES

Autores

  • Rita de Cassia Borges de Magalhães Amara Faculdade São José
  • Roberto Nunes Bittencourt Faculdade São José
  • Bruna Pereira de Araújo Faculdade São José
  • Camille Cerqueira Silva Rocha Faculdade São José
  • Isadora Letícia Moreira da Costa Faculdade São José

Resumo

Este artigo aborda o uso da metodologia ativa no ensino híbrido aplicado no Ensino Fundamental, por meio do Role-Playing Game (RPG) adaptado do livro-jogo Curumatara - de volta à Floresta para o ambiente virtual, visando a um ensino dinâmico, interacional e que inclua a tecnologia presente no cotidiano dos alunos. Além disso, o RPG desenvolvido neste artigo possui um carácter interdisciplinar, possibilitando o ensino e aprendizagem contextualizado e em conjunto com diversas disciplinas, tornando a leitura relevante a docentes da Educação Básica que tenham interesse no uso das metodologias ativas em sala de aula. Palavra Chaves: Metodologia Ativa; Role-Playing Game; Ensino Híbrido.

Biografia do Autor

Rita de Cassia Borges de Magalhães Amara, Faculdade São José

Doutora em Engenharia de Produção – UFRJ UFRJ Assessora de Projetos Educacionais / Coordenadora Geral de Educação a Distância – FSJ

Roberto Nunes Bittencourt, Faculdade São José

Doutor em Letras Vernáculas – UFRJ Professor Universitário- FSJ

Bruna Pereira de Araújo, Faculdade São José

Graduanda em Pedagogia - FSJ

Camille Cerqueira Silva Rocha, Faculdade São José

Graduanda em Pedagogia - FSJ

Isadora Letícia Moreira da Costa, Faculdade São José

Graduanda em Pedagogia - FSJ

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Publicado

13-02-2019