A TRAJETÓRIA DA ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL NO BRASIL

Autores

  • Caroline Moraes Soares Motta de Carvalho Faculdade São José
  • Carla Oliveira Shubert Faculdade São José
  • Sandra Maria Leal Oliveira Faculdade São José
  • Livia Fajin Faculdade São José
  • Aline Fabricia Santos da Silva Bistene Faculdade São José
  • Elen Cristina Faustino do Rego Faculdade São José

Resumo

Estudo de natureza bibliográfica, descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. O objetivo foi analisar a evolução da assistência de enfermagem em saúde mental no Brasil. A busca foi realizada nas bases de dados LILACS, MEDLINE e BDENF por meio dos descritores saúde mental; assistência da enfermagem; e história psiquiátrica brasil. Os resultados encontrados foram quatro artigos que ajudaram como categorizar a discussão do trabalho. Foram encontradas três categorias principais: Evolução da Assistência de Enfermagem no Brasil – da Enfermagem Psíquica até Enfermagem Assistencial e suas novas tecnologias. Concluímos que a história da Enfermagem Psiquiátrica englobou a sociedade como um todo em prol do desejo de uma melhor qualidade da saúde, uma assistência mais humanizada, individualizada e buscando a melhora do paciente para ele voltar a exercer sua cidadania. Palavra Chaves: Saúde Mental, Assistência de Enfermagem e História da Psiquiatria.

Biografia do Autor

Caroline Moraes Soares Motta de Carvalho, Faculdade São José

Professora das Faculdades São José e da UNESA. Enfermeira. Mestre em Saúde da Família. Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial – ENSP/FIOCRUZ.

Carla Oliveira Shubert, Faculdade São José

Professora das Faculdades São José e Centro Universitário Universus Veritas (UNIVERITAS). Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Sandra Maria Leal Oliveira, Faculdade São José

Professora das Faculdades São José. Enfermeira. Especialista em Oncologia pela Universidade Gama Filho.

Livia Fajin, Faculdade São José

Professora das Faculdades São José e UNIABEU Enfermeira. Mestrado em Enfermagem pela EEAN/UFRJ. Especialista em Saúde da Mulher pelo IFF/FIOCRUZ.

Aline Fabricia Santos da Silva Bistene, Faculdade São José

Acadêmica de enfermagem das Faculdades São José

Elen Cristina Faustino do Rego, Faculdade São José

Acadêmica de enfermagem das Faculdades São José

Downloads

Publicado

12-02-2019