ENSINO DE BIOLOGIA: A TEORIA DA EVOLUÇÃO NA SALA DE AULA

Autores

  • Priscylla Slater Monteiro Faculdade São José
  • Natassia Soares Santos Faculdade São José
  • Carolinne Alves Figueredo Faculdade São José
  • Thiago Manchester de Mello Faculdade São José
  • Thiago de Ávila Medeiros Faculdade São José

Resumo

A teoria da evolução mantém hoje o status de teoria unificadora e norteadora dos estudos e conceitos biológicos conhecidos e sua importância no estudo da biologia se reflete nos parâmetros curriculares estabelecidos atualmente. Entretanto, a ciência evolutiva enfrenta com frequência, e principalmente no âmbito educacional, uma resistência protagonizada principalmente por entidades religiosas, sendo em sua maioria, cristãs. Este objetiva apresentar um panorama sobre o ensino de evolução biológica dentro da disciplina de Biologia em duas escolas públicas do estado do Rio de Janeiro. Através da utilização de dois questionários, buscou-se traçar um perfil socioeconômico dos estudantes, e diagnosticar conceitos e concepções presentes sobre esse relevante eixo das ciências biológicas: a biologia evolutiva. Os alunos investigados cursavam o terceiro ano do ensino médio. Cada resposta foi analisada, discutida e computada, apresentando, portanto, as diferentes concepções dos alunos sobre a evolução dos organismos; sempre utilizando a Teoria Sintética de Evolução como base bibliográfica para tais avaliações. Os resultados demonstraram que muitos alunos costumam apresentar suas respostas conceitualmente conflituosas com o enredo científico evolucionista. Muitos são os exemplos de estudantes que recorreram a explicações religiosas, criacionistas e até mesmo explicações notavelmente confusas no que diz respeito a conceitos elementares em biologia evolutiva, demonstrando assim, a necessidade de um aprimoramento neste processo ensino-aprendizagem no que tange o tema investigado. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de evolução, letramento científico, darwinismo.

Biografia do Autor

Priscylla Slater Monteiro, Faculdade São José

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pelas Faculdades São José (FSJ/RJ)

Natassia Soares Santos, Faculdade São José

Bacharelanda e Licencianda em Ciências Biológicas pelas Faculdades São José (FSJ/RJ)

Carolinne Alves Figueredo, Faculdade São José

Bacharelanda e Licencianda em Ciências Biológicas pelas Faculdades São José (FSJ/RJ)

Thiago Manchester de Mello, Faculdade São José

Mestre em Ciências Biológicas (Biofísica) - Professor das Faculdades São José (FSJ/RJ)

Thiago de Ávila Medeiros, Faculdade São José

Mestre em Ensino de Ciências – Professor das Faculdades São José (FSJ/RJ)

Downloads

Publicado

05-02-2019