MONITORAMENTO POR TELEFONE NO COMPORTAMENTO DE AUTOCUIDADO EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

Autores

  • Fernanda Ávila da Costa Pereira Faculdade São José

Resumo

Identificar na literatura científica estudos que avaliem o efeito do monitoramento telefônico no comportamento de autocuidado nos pacientes com Insuficiência Cardíaca. Materiais e Método: Realizamos uma pesquisa do tipo revisão integrativa da literatura nas bases de dados do diretório da Biblioteca Virtual em Saúde nas bases MEDLINE, LILACS e Base de dados em Enfermagem, no recorte temporal de 2008 a 2018, utilizando os descritores “Heart Failure”, “Monitoring”, “Telephone”, “Self care”. Resultados: A amostra foi composta por cinco artigos, os quais abordaram que as orientações fornecidas por telefone permitem aos profissionais de saúde monitorar a adesão terapêutica, esclarecer dúvidas dos pacientes no domicílio, além de reforçar mudanças do estilo de vida. Tais medidas podem contribuir para a redução dos episódios de crises de piora do quadro clínico da doença e readmissão hospitalar. Conclusão: O monitoramento por telefone nos pacientes com Insuficiência Cardíaca baseado em orientações para melhorar as práticas de autocuidado devem aliados importante do tratamento destes pacientes. PALAVRAS-CHAVE: Insuficiência Cardíaca; Autocuidado; Monitoramento; Telefone.

Biografia do Autor

Fernanda Ávila da Costa Pereira, Faculdade São José

Enfermeira. Mestre em Ciências da Enfermagem pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Portugal. Professora Substituta do Departamento de Enfermagem Básica da Universidade Federal de Juiz de Fora- UFJF- MG

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Publicado

05-02-2019