O DESAFIO DAS LUTAS ATRAVÉS DO JIU-JITSU BRASILEIRO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Resumo
O Jiu-Jitsu brasileiro é uma arte marcial milenar de origem japonesa que se utiliza basicamente de golpes de alavancas, torções e pressões e possui o intuito de dominar ou finalizar o oponente. Sua técnica está sempre em evolução, com uma infinidade de movimentos e posições diferentes. O lutador de Jiu-jítsu não precisa ter uma grande força física, embora seja admitida com bom uso. É a luta para um oponente mais fraco vencer o mais forte. Dessa maneira a “Arte Suave” (Tradução do Jiu-jitsu), aos poucos, foi encantando cada vez mais a população brasileira, se estabelecendo e fazendo parte da cultura popular. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais as lutas devem fazer parte das aulas de Educação Física escolar, sendo assim o jiu-jitsu poderá estar integrado a esse processo de aprendizagem. Os alunos aprendem na prática a competir com honestidade e humildade, reconhecem os erros e acertos, aprendem a cair, levantar e recomeçar além de trabalhar as funções psicomotoras. Com isso, o objetivo do presente estudo foi discutir a inserção do jiu-jitsu brasileiro como um possível conteúdo das aulas de Educação Física escolar. O trabalho utiliza uma metodologia de revisão bibliográfica.Downloads
Publicado
05-02-2019
Edição
Seção
Artigos
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