O DESAFIO DAS LUTAS ATRAVÉS DO JIU-JITSU BRASILEIRO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Daniel Sousa da Silva Faculdade São José
  • Cátia Malachias Silva Faculdade São José
  • Diogenes Leandro de Oliveira Faculdade São José

Resumo

O Jiu-Jitsu brasileiro é uma arte marcial milenar de origem japonesa que se utiliza basicamente de golpes de alavancas, torções e pressões e possui o intuito de dominar ou finalizar o oponente. Sua técnica está sempre em evolução, com uma infinidade de movimentos e posições diferentes. O lutador de Jiu-jítsu não precisa ter uma grande força física, embora seja admitida com bom uso. É a luta para um oponente mais fraco vencer o mais forte. Dessa maneira a “Arte Suave” (Tradução do Jiu-jitsu), aos poucos, foi encantando cada vez mais a população brasileira, se estabelecendo e fazendo parte da cultura popular. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais as lutas devem fazer parte das aulas de Educação Física escolar, sendo assim o jiu-jitsu poderá estar integrado a esse processo de aprendizagem. Os alunos aprendem na prática a competir com honestidade e humildade, reconhecem os erros e acertos, aprendem a cair, levantar e recomeçar além de trabalhar as funções psicomotoras. Com isso, o objetivo do presente estudo foi discutir a inserção do jiu-jitsu brasileiro como um possível conteúdo das aulas de Educação Física escolar. O trabalho utiliza uma metodologia de revisão bibliográfica.

Biografia do Autor

Daniel Sousa da Silva, Faculdade São José

Licenciado em Ciências Biológicas Especialista em Esportes Aquáticos Estudante do 6º Período de Educação Física na Faculdade São José

Cátia Malachias Silva, Faculdade São José

Mestre em Ciências da Atividade Física Especialista em Psicomotricidade Docente da Faculdade São José e Faculdade e Faculdade Bezerra de Araújo

Diogenes Leandro de Oliveira, Faculdade São José

Mestre em Ciências do Desporto Docente da Faculdade São José e Faculdade UNICBE

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Publicado

05-02-2019