A EDUCAÇÃO BILINGUE DO ALUNO SURDO: DA IMAGEM AO LETRAMENTO

Autores

  • Carlos Hilton Carvalho Faculdade São José

Resumo

Diversidade funcional não é enfermidade e os Surdos não são pacientes! O Surdo é detentor de uma produção genuína e natural da comunicação a qual se processa pela gesticulação de sinais definida aqui no Brasil como Libras (Língua Brasileira de Sinais). Ele consegue dominar e articular o seu raciocínio com rapi- dez e agilidade no expressar e busca um avanço socioeducacional para ser plenamente integrado através do Letramento sem a desagregação de sua cultura nativa. Os educadores ouvintes não devem transgredir-se culturalmente persistindo na imposição social por sua oralização, devem viabilizar mecanismos didáticos e metodologias dinâmicas para torná-lo bilíngue, participativo e respeitado em sua cultura, desde o início de sua escolarização ainda criança. Palavras-Chave: surdo, letramento, bilíngue

Biografia do Autor

Carlos Hilton Carvalho, Faculdade São José

Docente dos cursos de Licenciatura em Biologia e Pedagogia das Faculdades São José

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Publicado

23-07-2013