Revista Completa - Volume 10 - Nº2 - 2017-2

Autores

  • Rute Matos Aragão Furtado Faculdade São José
  • Thabata Fonseca Faculdade São José
  • Thiago de Ávila Medeiros Faculdade São José
  • Aline Miranda Scovino Faculdade São José

Resumo

A história dos Surdos foi e tem sido marcada pelas dificuldades de acesso aos direitos mais fundamentais de umcidadão. A pesquisa realizada possui caráter qualitativo e consistiu em uma revisão bibliográfica, com o objetivode analisar a educação inclusiva nas escolas regulares e o que vem sendo proposto como metodologia para aeducação de Surdos, focando no ensino de Ciências. Selecionamos trabalhos dos anais do Congresso Brasileirode Educação Especial (CBEE) e do Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial (CBMEE), onde filtramosos artigos de acordo com o tema proposto, e posteriormente analisamos e comparamos as dificuldades epropostas metodológicas. Os resultados mostraram que o cenário em que se encontram os alunos Surdos não éde inclusão, mas de inserção nas escolas; devido à falta de estrutura das escolas e dos profissionais envolvidos noprocesso de educação. O uso de metodologias baseadas nas especificidades dos alunos Surdos e nos conteúdoscientíficos foram apontados como sugestões para melhorar a situação atual.Palavras-Chave: metodologias inclusivas, ensino de ciências e surdos.

Biografia do Autor

Rute Matos Aragão Furtado, Faculdade São José

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas - Faculdades São José (FSJ/RJ)

Thabata Fonseca, Faculdade São José

Mestre em Geografia – Professora do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES/RJ)

Thiago de Ávila Medeiros, Faculdade São José

Mestre em Ensino – Professor das Faculdades São José (FSJ/RJ)

Aline Miranda Scovino, Faculdade São José

Mestre em Ciências Biológicas – Professora das Faculdades São José (FSJ/RJ)

Downloads

Publicado

20-09-2018