Justiça ambiental e proteção dos direitos intergeracionais

Autores

  • Eraldo José Brandão Faculdade São José
  • Henrique Lopes Dornelas

Resumo

O presente artigo objetiva demonstrar o movimento de Justiça Ambiental na forma como foi concebido, partindo da premissa que as leis e atos do poder público devem atingir a todos de forma igualitária na transferência de benefícios e custos entre os diferentes grupos sociais, de modo que cada geração proveja seus membros com direitos iguais de acesso ao legado das gerações passadas e conserve o acesso para as gerações futuras. O direito das gerações futuras está diretamente relacionado ao risco na sociedade mod- erna, cuja origem encontra-se na mudança de comportamento humano em razão de seus novos experi- mentos no campo tecnológico e na perspectiva do desenvolvimento econômico globalizado. A efetivação do princípio da equidade intergeracional e dos direitos das gerações futuras perpassa pela conscientização das pessoas, pela sensibilidade dos governantes e das instituições responsáveis pelo compromisso ético a ser travado na tutela ambiental e no desenvolvimento sustentado. Palavras-Chave: Justiça Ambiental, Equidade Intergeracional, Sociedade de Risco.

Biografia do Autor

Eraldo José Brandão, Faculdade São José

Mestre em Direito – UGF. Especialista em Gerenciamento Ambiental - UNIGRANRIO. Advogado e Pro- fessor de Direito Ambiental na Universidade Gama Filho e na Faculdade São José. Professor Bolsista do PROBIN/Uniabeu.

Henrique Lopes Dornelas

Mestre em Direito - UERJ. Mestre em Sociologia e Direito - PPGSD/UFF. Especialista em Direito Tributário - UCAM. Especialista em Direito Público - UGF. Advogado e Professor Universitário.

Downloads

Publicado

17-07-2013