IMPORTÂNCIA DE UMA VISÃO MULTIDISCIPLINAR E DA ANÁLISE POSTURAL NO DIAGNÓSTICO DE PACIENTES PORTADORES DE SINAIS E SINTOMAS DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR – ESTUDO PILOTO

Autores

  • Fernanda Nunes de Souza Faculdade São José
  • Luísa Damasceno Bastos Faculdade São José
  • Ivana SantAnna Pereira Faculdade São José
  • Priscilla da Costa Martins Faculdade São José
  • Beatriz Barbosa de Souza Faculdade São José
  • Dandara dos Santos de Oliveira Faculdade São José
  • Helen Cristina Gouvêa Faculdade São José

Resumo

A disfunção temporomandibular (DTM) é caracterizada por um conjunto de sinais e sintomas que resultam umdesequilíbrio das estruturas anatômicas e estão relacionados a diversas estruturas do corpo. Os Critérios Diagnósticospara Pesquisa em Disfunções Temporomandibulares (RDC/TMD) fornecem aos profissionais da saúde oconjunto de dados necessários para diagnóstico dos componentes do aparelho estomatognático envolvidos nacondição da DTM e a fotogrametria vem sendo utilizada como recurso diagnóstico para a verificação e mensuraçãode alterações posturais. O presente trabalho visa comparar dados posturais de alunos do curso de odontologiadas Faculdades São José em três diferentes: Grupo I com DTM (n=3); Grupo 2 alunos com sinais e sintomas deDTM porém que não se encaixam em nenhum grupo de diagnóstico do RDC-TMD, (n = 3) e Grupo 3 alunos semsinais e sintomas de DTM (n = 3). Foram analisados alunos matriculados na disciplina de Oclusão obtidos em atividadespráticas sobre diagnóstico em DTM. Os critérios de inclusão na pesquisa baseiam-se em possuir dentiçãopermanente, não apresentar ausências dentárias, e apresentar o prontuário com todas as informações necessáriaspara a participação no estudo. Em seguida foi aplicado o protocolo SAPO de avaliação postural. Os dados foramtabulados e submetidos à análise estatística do teste Anova sendo constatado que não houve diferença estatisticamentesignificante entre os grupos, entretanto o Grupo 1 apresentou maiores valores, seguido dos grupos 2 e3. Os resultados sugerem que os alunos avaliados que apresentavam sinais e sintomas de DTM possuíam maiorcomprometimento postural.Palavras-Chave: Transtornos da Articulação Temporomandibular. Postura. Sinais e Sintomas.

Biografia do Autor

Fernanda Nunes de Souza, Faculdade São José

Professora de Oclusão, Anatomia Bucal II e Clínica Integrada I – Odontologia (FSJ). Mestre e Doutoranda emClínica Odontológica (UFF). Especialista em Prótese Dentária e em Dor Orofacial e DTM.

Luísa Damasceno Bastos, Faculdade São José

Fisioterapeuta da Clínica escola do Curso de Fisioterapia das FSJ Especialista em Dor Orofacial e DTM.

Ivana SantAnna Pereira, Faculdade São José

Graduando em Odontologia – Faculdades São José (FSJ)

Priscilla da Costa Martins, Faculdade São José

Graduando em Odontologia – Faculdades São José (FSJ)

Beatriz Barbosa de Souza, Faculdade São José

Graduando em Odontologia – Faculdades São José (FSJ)

Dandara dos Santos de Oliveira, Faculdade São José

Graduando em Fisioterapia – Faculdades São José (FSJ)

Helen Cristina Gouvêa, Faculdade São José

Graduando em Fisioterapia – Faculdades São José (FSJ)

Downloads

Publicado

04-09-2018