INTERNATO RURAL DE ODONTOLOGIA: Projeto Piloto
Resumo
Este trabalho tem como objetivo possibilitar aos acadêmicos de odontologia das Faculdades São José, uma vivência concreta do SUS, através da integração ensino-serviço que busca uma aproximação com a realidade socioeconômico-cultural, formando conceitos, não apenas clínicos, que se traduzem na realidade enfrentada pelos futuros Cirurgiões Dentistas, que irão compor os diferentes cenários da saúde no Brasil e verificar as contribuições que práticas extramuros podem ocasionar à formação destes profissionais. O trabalho se traduz na implementação de um projeto piloto do Internato Rural do curso de Odontologia das Faculdades São José. A metodologia utilizada foi o método de tutoria acadêmica e preceptoria, onde o grupo formado por 5 acadêmicos do 8o período do curso de Odontologia das Faculdades São José e 2 professores, também da Faculdade, como tutores. A preceptoria foi feita por dos Cirurgiões Dentistas dos PSF de Lumiar e São Pedro da Serra. O período de trabalho de campo preliminar foi de 5 dias e se passou em dois distritos da Cidade de Nova Friburgo: Lumiar e São Pedro da Serra. O trabalho de promoção e edu- cação para saúde e prevenção foi feito em escolas locais, onde apenas crianças eram atendidas. A avaliação do trabalho foi feita através de relatórios escritos diariamente e ao final da experiência pelo grupo. Pode concluir que a inserção dos acadêmicos em diferentes realidades estimula-os a planejar sua intervenção, fa- zendo com que o planejamento seja o principal foco, para que possam fazer o gerenciamento dos serviços de forma a priorizar os níveis de atendimento mais necessários. Em suma, o Internato Rural contribui para a formação de um profissional menos especialista, preocupado com a saúde de um coletivo, disposto a lidar com dificuldades de diferentes realidades, planejando sempre a melhor intervenção para cada necessidade, mantendo a igualdade de assistência à saúde. Palavras-Chave: Saúde da Família, Extensão Universitária, Promoção de Saúde BucalDownloads
Publicado
17-07-2013
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.