AÇÃO SOCIAL A COMUNIDADE INFANTIL: CORRESPONSABILIDADE DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DA SAÚDE

Autores

  • Elen Cristina Faustino do Rego Faculdade São José
  • Thamiris Cristina Pacheco da Silva Faculdade São José
  • Louise Anne Reis da Paixão Faculdade São José
  • Edilson Vasconcelos de Almeida Faculdade São José
  • Ronaldo Barbosa Marins Faculdade São José
  • Luciane Alves Vercillo Faculdade São José

Resumo

Promoção da Saúde é definida como a capacitação das pessoas e comunidades para modificarem os determinantesda saúde em benefício da própria qualidade de vida, segundo a Carta de Ottawa (1986). É necessária aparticipação coletiva no desenvolvimento social com ações adaptadas ao contexto histórico, social e cultural dopúblico alvo, estando à enfermagem atingir na atenção básica a promoção da saúde. Metodologia: O estudo édo tipo relato de experiência e descritivo. Participaram deste projeto 38 alunos de graduação entre as turmas deenfermagem, fisioterapia, odontologia, direito, pedagogia, e fisioterapia, bem como, houve a participação de 30professores que coordenaram todo o andamento do projeto. Dessa forma o presente estudo tem como objetivorelatar às experiências de acadêmicos de enfermagem de uma instituição particular frente às contribuições sociaisa comunidade infantil, em Realengo na zona oeste do Rio de Janeiro de Dezembro de 2015. Durante o processo,cerca de 50 crianças entre 0 a 9 anos de idade participaram das atividades de promoção à saúde com atividades deeducação em saúde sobre a inclusão social da criança, intitulado “Natal Solidário”. Resultados/Discussão: Dessamaneira, os acadêmicos de enfermagem desenvolveram suas habilidades nas perspectivas da prevenção primáriacom orientações diretas as mães sobre metas de atingir a saúde de suas crianças e das mesmas, assim como alertaa importância de um acompanhamento em saúde longitudinal oferecidos pelos profissionais da Estratégia daSaúde da Família. A participação dos acadêmicos demonstrou a forma de desenvoltura, frente ás estratégias à corresponsabilidadedo processo saúde-doença, interligados socialmente em contribuir com informações atualizadase verídicas. Conclusão: Essa iniciativa facilitou à interação dos acadêmicos na prática da cidadania, reforçando anecessidade de desconstrução do modelo de assistência tradicional para um cuidado centrado nas necessidadesdas famílias e no desenvolvimento infantil.Esta atividade proporciona a construção de vínculo e uma relação deconfiança entre profissional e familiar/cuidador, implicando na abertura de suas vivências e resoluções em fasesiniciais.Palavras-Chave: corresponsabilidade profissional; atenção primária; acadêmicos de enfermagem.

Biografia do Autor

Elen Cristina Faustino do Rego, Faculdade São José

Bolsista de Iniciação à Pesquisa/ Discente de Graduação em Enfermagem das Faculdades São José.

Thamiris Cristina Pacheco da Silva, Faculdade São José

Bolsista de Iniciação à Pesquisa/ Discente de Graduação em Enfermagem das Faculdades São José.

Louise Anne Reis da Paixão, Faculdade São José

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem – UFRJ. Enfermeira da Estratégia Saúde da Família. Docente das FaculdadesSão José.

Edilson Vasconcelos de Almeida, Faculdade São José

Enfermeiro. Especialista - UCAM. Enfermeiro Cegonha Carioca. Docente das Faculdades São José.

Ronaldo Barbosa Marins, Faculdade São José

Enfermeiro. Especialista - UCL. Docente das Faculdades São José.

Luciane Alves Vercillo, Faculdade São José

Enfermeira. Mestre em Educação. Coordenadora e Docente da Graduação em Enfermagem das Faculdades SãoJosé.

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Publicado

20-02-2018