A PESSOA TRANSGÊNERA E A DIFICULDADE DEINSERÇÃO NA SOCIEDADE: trabalhando a diminuição da invisibilidade

Autores

  • LUCIANE HENRIQUETA ORTIZ LELI UERJ/UFMG

Resumo

A Transgeneridade é um fenômeno sociológico de desvio ou transgressão do dispositivo binário de gênero, fato que caracteriza as chamadas identidades gênero divergentes, como transexuais, travestis, crossdressers, dragqueens, andróginos, etc, e que faz com que elas sejam marginalizadas, excluídas e estigmatizadas pela sociedade. Essa condição não está atrelada a sua orientação. Esta proposta de intervenção tem como objetivo realizar uma proposta de educação voltada para professores e educadores que atuam no Ensino fundamental e médio e de graduação, visando diminuir a invisibilidade de pessoas transgêneras na sociedade a partir do trabalho realizado com os alunos. A primeira instituição escolhida para ser trabalhado o tema “A Pessoa Transgênera e a dificuldade de inserção na sociedade: trabalhando a diminuição da invisibilidade foi a Faculdade São José do estado do Rio de Janeiro, Curso de Pedagogia. Foi propostoa realização da oficina com a duração de quatro horas. O público alvo foi de 20 alunos do referido curso. A oficina foi conduzida por meio da pedagogia da problematização, com utilização de dinâmicas que possibilitaram interação entre os participantes e reflexões acerca do tema trabalhado. Acredita-se que a realização de oficinas seja um dos caminhos possíveis para mudanças. Neste sentido, esta proposta de intervenção poderá ser multiplicada para outros segmentos da educação, pois consideramos o aluno a mola propulsora que poderá transformar a visão que a sociedade tem das pessoas transgêneras.   Palavras-Chave: Transgênero. Transexualidade. Educação Superior. Identidade de Gênero.

Biografia do Autor

LUCIANE HENRIQUETA ORTIZ LELI, UERJ/UFMG

Pós- graduada em Enfermagem Obstétrica pela UERJ Pós- graduada em Formação Pedagógica para profissionais da saúde UFMG

Referências

ARÁN, M; MURTA, D. Do diagnóstico de transtorno de identidade de gênero às redescrições da experiência da transexualidade: uma reflexão sobre gênero. Revista Tecnologia e Saúde, Rio de Janeiro, v.19, n.1, s/p, 2009.
BENTO, B. Performances de gênero e sexualidade na experiência transexual. In: LOPES, D. et al. (Orgs.). Imagem & diversidade sexual: estudos da homocultura. São Paulo: Nojosa, 2004.
BIELINSKI, D.; MACÊDO, C.; CACERES, L.; BORGES, C. Direitos humanos, orientação sexual e identidade de gênero: o combate à discriminação e a busca por direitos. IN: MENDONÇA, B.; BARBOSA, H.; CARDOSO, H. (Org). Confiança entre país, respeito entre pessoas. 1.ed. UnB, 2012.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988.
BRASIL. Ministério da Saúde. Lei n 8.080 de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília (DF): MS, 1990.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais (PCN): orientação sexual. 1997.
JAYME, J. C. Travestis, dragqueens e transexuais: montando o corpo, pessoa, identidade e gênero. In: CASTRO,
A. L. (org.). Cultura contemporânea, identidades e sociabilidades: olhares sobre corpo, mídia e novas tecnologias [online]. São Paulo: UNESP/Cultura Acadêmica, 2010. 213 p.
CRUZ, F, E. Banheiros, travestis, relações de gênero e diferenças no cotidiano da escola. Revista Psicologia Política, São Paulo, v.11, n.21, s/p, 2011.
LANZ, L. O corpo da roupa: a pessoa transgênera entre a transgressão e a conformidade com as normas do gênero. 342p. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Setor de Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná. 2014.
MONTEIRO, O. A. Transexualidade e o direito à identidade de gênero. Análise do projeto 5002/2013 (Lei João W. Nery). Campina Grande, 2014.
Ciência Atual | Rio de Janeiro | Volume 10, Nº 2 • 2017 | inseer.ibict.br/cafsj | Pg. 11-15
PERES, W. S; TOLEDO, L. G. Dissidências existenciais de gênero: resistências e enfrentamentos ao biopoder. Revista Psicologia Política, São Paulo, v.11, n.2, s/p, dez./2011.
RIOS, R. R.; PIOVESANA, F. Discriminação por gênero e por orientação sexual. Série cadernos do CEJ, 24, 2011.
SANTOS, R. P. Entre necas, peitos e picumãs: subjetividade e construção identitária das travestis do Jardim Itatinga. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas. Mestrado em Educação, 2008.

SANTOS, R. P. Desejos, conflitos e preconceitos na invenção de si: história de uma travesti no mundo da prostituição. Revista Estudos de Sociologia, Araraquara, v.17, n.32, p.223-239, 2012.
SEFFNER, F. Equívocos e armadilhas na articulação entre diversidade sexual e políticas de inclusão escolar. IN: JUN
QUEIRA, R. D. (Org.). Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Escola de Enfermagem. Curso de Formação Pedagógica para Profissionais de Saúde - CEFPEPS. Planejando práticas pedagógicas emancipadoras. Módulo 6. Belo Horizonte: CAED/UFMG, 2014.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

03-11-2017