Atendimento Odontológico à Gestante: aspectos contemporâneos da literatura

Autores

  • Caroline Salvaterra Faculdade São José
  • Giulianna Lima Pinheiro UERJ
  • Mayara Leonel Duarte Meira UERJ
  • Fernanda Vieira Heimlich UERJ
  • Nathália de Almeida Freire Faculdades São José
  • Mônica Simões Israel UERJ

Resumo

A gravidez é um estado dinâmico psicológico, evidenciado por uma série de transições. A gestante requer vários níveis de suporte, tal como o monitoramento médico e/ou intervenção, cuidados preventivos e assistência física e emocional. Desta forma, o cirurgião-dentista deve estar ciente das modificações presentes e das que poderão advir em virtude de medicações que estejam sendo usadas, assim como o melhor momento para o atendimento odontológico. A grande quantidade de hormônios, envolvidos na gestação, ocasiona alterações no seu corpo e consequentemente, na cavidade oral. O atendimento da gestante deve se concentrar na prevenção, nos tratamentos de emergência e na superação de mitos e crenças acerca do tratamento odontológico durante a gravidez. O plano de tratamento deve se adequar às necessidades da paciente e levar em consideração o período de em que ela se encontra. Os objetivos deste trabalho é abordar os cuidados que o cirurgião-dentista deve ter com relação ao atendimento odontológico durante o período gestacional, bem como as modificações fisiológicas e orofaciais, que ocorrem nas gestantes; discutir e abordar as principais modificações que ocorrem no organismo dessas pacientes e as alterações bucais mais comuns e salientar a importância da prevenção, das medicações que devem ou não ser utilizadas, bem como os procedimentos que podem ser realizados de acordo com o período gestacional.

Biografia do Autor

Caroline Salvaterra, Faculdade São José

Graduada em Odontologia/Faculdades São José

Giulianna Lima Pinheiro, UERJ

Graduanda em Odontologia/UERJ

Mayara Leonel Duarte Meira, UERJ

Graduanda em Odontologia/UERJ

Fernanda Vieira Heimlich, UERJ

Graduanda em Odontologia/UERJ

Nathália de Almeida Freire, Faculdades São José

Professora de Patologia das Faculdades São José

Mônica Simões Israel, UERJ

Professora Adjunta de Estomatologia/UERJ

Referências

HEMALATHA VT, MANIGANDAN T, SARUMATHI T, et al. Dental Considerations in Pregnancy-A Critical Review on the Oral Care. Journal of Clinical and Diagnostic Research. 2013 May, Vol-7(5): 948-953.
ISRAEL, M; Atendimento Odontológico a gestante. In: MONNERAT, A. F; TRA–Tratamento restaurador atraumático: abordagem clínica em saúde. 1ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2015. cap. 15, p.167-174.
KUMAR, J; SAMELSON, R, et al. Oral Health Care during Pregnancy and Early Childhood Practice Guidelines. New York State Department of Health August 2006.
LITTLE, J. W.; FALACE, D. A.; MILLER, et al. Dental Management of the Medically Compromised Patient. 7ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier ; 2016
NEVILLE BW, et al.Patologia oral & maxilofacial. 4ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier ; 2016

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

03-11-2017