CENÁRIO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NA REDE REGULAR DE ENSINO E AS METODOLOGIAS INCLUSIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Rute Matos Aragão Furtado Faculdade São José
  • Thabata Fonseca Faculdade São José
  • Thiago de Ávila Medeiros Faculdades São José
  • Aline Miranda Scovino Faculdades São José

Resumo

A história dos Surdos foi e tem sido marcada pelas dificuldades de acesso aos direitos mais fundamentais de um cidadão. A pesquisa realizada possui caráter qualitativo e consistiu em uma revisão bibliográfica, com o objetivo de analisar a educação inclusiva nas escolas regulares e o que vem sendo proposto como metodologia para a educação de Surdos, focando no ensino de Ciências. Selecionamos trabalhos dos anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) e do Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial (CBMEE), onde filtramos os artigos de acordo com o tema proposto, e posteriormente analisamos e comparamos as dificuldades e propostas metodológicas. Os resultados mostraram que o cenário em que se encontram os alunos Surdos não é de inclusão, mas de inserção nas escolas; devido à falta de estrutura das escolas e dos profissionais envolvidos no processo de educação. O uso de metodologias baseadas nas especificidades dos alunos Surdos e nos conteúdos científicos foram apontados como sugestões para melhorar a situação atual. Palavras-Chave: metodologias inclusivas, ensino de ciências e surdos.

Biografia do Autor

Rute Matos Aragão Furtado, Faculdade São José

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas - Faculdades São José (FSJ/RJ)

Thabata Fonseca, Faculdade São José

Mestre em Geografia – Professora do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES/RJ)

Thiago de Ávila Medeiros, Faculdades São José

Mestre em Ensino – Professor das Faculdades São José (FSJ/RJ)

Aline Miranda Scovino, Faculdades São José

Mestre em Ciências Biológicas – Professora das Faculdades São José (FSJ/RJ)

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Publicado

03-11-2017