METODOLOGIAS ATIVAS: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COM UM NOVO OLHAR PARA A INCLUSÃO

Autores

  • Fernanda Beatriz Pereira de Abreu Faculdade São José
  • Jéssica Maria Rosário Faculdade São José
  • Dielly Barcelos Faculdade São José
  • Juçara Pereira Barbosa Faculdade São José
  • Rejane Araújo da Silva Faculdade São José
  • Professoras Orientadoras Faculdade São José

Resumo

O presente artigo visa mostrar a utilização das tecnologias assistivas nas metodologias ativas e na adaptação curricular. Para tanto vamos compreender como as metodologias ativas podem contribuir para uma formação significativa pelo aluno em que serão contemplados os seus saberes e necessidades, utilizando como um dos instrumentos as tecnologias assistivas e apontando as adaptações no currículo necessárias para resolver as demandas apresentadas nas instituições de ensino, para averiguar as tecnologias assistivas  começaremos por entendê-las e saber  de que forma elas funcionam, também verificar diversas tecnologias assistivas, com a finalidade de aumentar  habilidades funcionais, assim proporcionando uma maior independência para estas pessoas. A pesquisa de campo conclui o devido artigo e a partir dela e dos estudos realizados foram feitas algumas sugestões para serem aplicadas e entender a adaptação curricular acerca de  suprir as dificuldades de aprendizagem escolar, desde situações mais leves e transitória até situações mais graves e persistentes requerendo uso de recursos especiais,  para atuar frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos quando necessário, para torná-lo apropriado às  suas peculiaridades. Palavras-Chave: Metodologia ativa, tecnologia assistiva  e adaptação curricular.

Biografia do Autor

Fernanda Beatriz Pereira de Abreu, Faculdade São José

Aluna de Graduação em Pedagogia

Jéssica Maria Rosário, Faculdade São José

Aluna de Graduação em Pedagogia

Dielly Barcelos, Faculdade São José

Aluna de Graduação em Pedagogia

Juçara Pereira Barbosa, Faculdade São José

Alunas de Pós Graduação em Psicopedagogia Clínico e Institucional

Rejane Araújo da Silva, Faculdade São José

Alunas de Pós Graduação em Psicopedagogia Clínico e Institucional

Professoras Orientadoras, Faculdade São José

Profa. Dra. Rita de Cássia Borges de Magalhães Amaral Profa. Ms. Nacyra Yiburi Fernandes de Lucena

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Publicado

09-02-2017