METODOLOGIAS ATIVAS: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COM UM NOVO OLHAR PARA A INCLUSÃO
Resumo
O presente artigo visa mostrar a utilização das tecnologias assistivas nas metodologias ativas e na adaptação curricular. Para tanto vamos compreender como as metodologias ativas podem contribuir para uma formação significativa pelo aluno em que serão contemplados os seus saberes e necessidades, utilizando como um dos instrumentos as tecnologias assistivas e apontando as adaptações no currículo necessárias para resolver as demandas apresentadas nas instituições de ensino, para averiguar as tecnologias assistivas começaremos por entendê-las e saber de que forma elas funcionam, também verificar diversas tecnologias assistivas, com a finalidade de aumentar habilidades funcionais, assim proporcionando uma maior independência para estas pessoas. A pesquisa de campo conclui o devido artigo e a partir dela e dos estudos realizados foram feitas algumas sugestões para serem aplicadas e entender a adaptação curricular acerca de suprir as dificuldades de aprendizagem escolar, desde situações mais leves e transitória até situações mais graves e persistentes requerendo uso de recursos especiais, para atuar frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos quando necessário, para torná-lo apropriado às suas peculiaridades. Palavras-Chave: Metodologia ativa, tecnologia assistiva e adaptação curricular.Referências
ARANHA, M.S.F. Referenciais para construção de sistemas educacionais inclusivos – a fundamentação filosófica – a história – a formalização. Versão preliminar. Brasília: MEC/SEESP, nov. 2003.
ARANHA, M.S.F. Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais SEESP/ Brasília : MEC, Secretaria de Educação Especial, 2003b.
ASSISTIVA 2014 disponível em http://www.assistiva.com.br/aee.html acesso 18/11/2016
BERSCH, Rita. Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil, 2008. Disponível na internet via WWW URL: http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:XZDcgSoagPAJ:www.assistiva.com.br/Introducao%2520TA% 2520Rita%2520Bersch.pdf+categorias+de+tecnologia+assistiva&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESi_ ulUShH-BYNZv4yPwNHRk8Q5HgHyrN0aPDIIy99yqkdaGlAM6nC2zOokVNbt0cDk_g1dItJRxu3jxDxXnRCQC2gZQaOkexPvPfg-RZAPpui640Gw4tU-nPDVhc0t1Q3tnIkG5&sig=AHIEtbT7zuIiU8EcxaGNqV245vh9cmHY_Q
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ADAPTAÇÕES CURRICULARES Brasília: MEC/SEF, 1998b.
BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial MEN SEESP 2001 disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf acesso em 10/11/2016
Ciência Atual | Rio de Janeiro | Volume 9, Nº 1 • 2017 | inseer.ibict.br/cafsj | Pg. 15-17
BRASIL, Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais / coordenação geral: SEESP/MEC ; organização: Maria Salete Fábio Aranha. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2003.
BRASIL. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. B823 Comitê de Ajudas Técnicas Tecnologia Assistiva. (CAT) – Brasília : CORDE, 2009.disponível em http://www.pessoacomdeficiencia. gov.br/app/sites/default/files/publicacoes/livro-tecnologia-assistiva.pdf acesso 13/11/2016
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva 2013 disponível em http:// portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192 acesso em 18/11/2016
CAMPOS, Claudinei José Gomes e SOBRAL ,Fernanda Ribeiro . Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa, 2012 disponível em http://www.scielo.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000100028 acesso em 08/11/2016
CAPOVILLA, Fernando C. Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Recursos Tecnológicos para Educação Especial: Boas Novas para Pesquisadores, Clínicos, Professores, Pais e Alunos. Boletim Educação/ UNESP, n. 1, 1997.
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos 7 ed São Paulo: Atlas , 2002
FRANCO, Valéria Korik. Adaptação Curricular (2007). Disponível em: <caminhosda inclusão.blogspot.com> Acesso em 22/10/16
FREITAS, S. N. A formação de professores na educação inclusiva: construindo a base de todo o processo. In: RODRIGUES, D. Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.
GADOTTI, Moacir. História das idéias pedagógicas. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
GLAT, Rosana; OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes de. Adaptação Curricular. 2002 Disponível em: <http://www.cnotinfor.pt/inclusiva/pdf/Adaptacao_curricular_pt.pdf > Acesso em 23/10/16
LIMA VV, KOMATSU RS, PADILHA RQ. Desafios ao desenvolvimento de um currículo inovador: a experiência da Faculdade de Medicina de Marília. Interface - Comunic, Saúde, Educ. 2003 fevereiro; 7(12):175-84.
ARCO DE MAGUEREZ, disponível em http://www.sgc.goias.gov.br/upload/links/arq_390_ametodologiadaproblematizacaocomoarcodemaguerez.pdf acesso 10/10/2016
MANFREDI, Sílvia Maria. Metodologia do Ensino - diferentes concepções 2007 disponível em https://www. fe.unicamp.br/.../METODOLOGIA-DO-ENSINO-diferentes-concepções.html. Acesso em 13/11/2016
MARINS JJN, REGO S, LAMPERT JB, ARAÚJO JGC, organizadores. Educação médica em transformação: instrumentos para construção de novas realidades. São Paulo (SP): Hucitec; 2004.
MELO, Amanda Meincke, PUPO, Deise Tallarico;; PÉREZ FERRÉS, Sofia. Acessibilidade: discurso e prática no cotidiano das bibliotecas . São Paulo, SP: UNICAMP, 2008.
PACHECO. José . Caminhos para a inclusão: Um guia para o aprimoramento da equipe escolar. Editora: Artmed, 2009.
ROCHA, Henrique Martins , LEMOS Washington de Macedo. Metodologias Ativas: Do que estamos falando? Base conceitual e relato de pesquisa em andamento. disponível em http://www.aedb.br/wpcontent/uploads/2015/05/41321569.pdf acesso 30/10/2016
Ciência Atual | Rio de Janeiro | Volume 9, Nº 1 • 2017 | inseer.ibict.br/cafsj | Pg. 16-17
RADABAUGH, Mary Pat apud Info Jovem disponível em http://www.infojovem.org.br/infopedia/descubra-eaprenda/tics/as-tics-e-as-pessoas-com-deficiencia/ acesso 18/11/2016
SACRISTAN, J. Gimeno. Poderes instáveis em educação. Tradução de Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1999
SANTAROSA Lucila Maria Costi disponível em http://www.c5.cl/ieinvestiga/actas/ribie98/229.html acesso 30/11/2016
SASSAKI, R. A educação inclusiva e os obstáculos a serem transpostos. Entrevista concedida ao JORNAL dos professores, órgão do Centro do Professorado Paulista, no. 343, fevereiro, 2003.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do Trabalho Pedagógico. Do Projeto Político-Pedagógico ao Cotidiano de Sala de Aula. 8.ed. São Paulo: Libertad, 2007
ARANHA, M.S.F. Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais SEESP/ Brasília : MEC, Secretaria de Educação Especial, 2003b.
ASSISTIVA 2014 disponível em http://www.assistiva.com.br/aee.html acesso 18/11/2016
BERSCH, Rita. Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil, 2008. Disponível na internet via WWW URL: http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:XZDcgSoagPAJ:www.assistiva.com.br/Introducao%2520TA% 2520Rita%2520Bersch.pdf+categorias+de+tecnologia+assistiva&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESi_ ulUShH-BYNZv4yPwNHRk8Q5HgHyrN0aPDIIy99yqkdaGlAM6nC2zOokVNbt0cDk_g1dItJRxu3jxDxXnRCQC2gZQaOkexPvPfg-RZAPpui640Gw4tU-nPDVhc0t1Q3tnIkG5&sig=AHIEtbT7zuIiU8EcxaGNqV245vh9cmHY_Q
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ADAPTAÇÕES CURRICULARES Brasília: MEC/SEF, 1998b.
BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial MEN SEESP 2001 disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf acesso em 10/11/2016
Ciência Atual | Rio de Janeiro | Volume 9, Nº 1 • 2017 | inseer.ibict.br/cafsj | Pg. 15-17
BRASIL, Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais / coordenação geral: SEESP/MEC ; organização: Maria Salete Fábio Aranha. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2003.
BRASIL. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. B823 Comitê de Ajudas Técnicas Tecnologia Assistiva. (CAT) – Brasília : CORDE, 2009.disponível em http://www.pessoacomdeficiencia. gov.br/app/sites/default/files/publicacoes/livro-tecnologia-assistiva.pdf acesso 13/11/2016
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva 2013 disponível em http:// portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192 acesso em 18/11/2016
CAMPOS, Claudinei José Gomes e SOBRAL ,Fernanda Ribeiro . Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa, 2012 disponível em http://www.scielo.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000100028 acesso em 08/11/2016
CAPOVILLA, Fernando C. Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Recursos Tecnológicos para Educação Especial: Boas Novas para Pesquisadores, Clínicos, Professores, Pais e Alunos. Boletim Educação/ UNESP, n. 1, 1997.
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos 7 ed São Paulo: Atlas , 2002
FRANCO, Valéria Korik. Adaptação Curricular (2007). Disponível em: <caminhosda inclusão.blogspot.com> Acesso em 22/10/16
FREITAS, S. N. A formação de professores na educação inclusiva: construindo a base de todo o processo. In: RODRIGUES, D. Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.
GADOTTI, Moacir. História das idéias pedagógicas. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
GLAT, Rosana; OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes de. Adaptação Curricular. 2002 Disponível em: <http://www.cnotinfor.pt/inclusiva/pdf/Adaptacao_curricular_pt.pdf > Acesso em 23/10/16
LIMA VV, KOMATSU RS, PADILHA RQ. Desafios ao desenvolvimento de um currículo inovador: a experiência da Faculdade de Medicina de Marília. Interface - Comunic, Saúde, Educ. 2003 fevereiro; 7(12):175-84.
ARCO DE MAGUEREZ, disponível em http://www.sgc.goias.gov.br/upload/links/arq_390_ametodologiadaproblematizacaocomoarcodemaguerez.pdf acesso 10/10/2016
MANFREDI, Sílvia Maria. Metodologia do Ensino - diferentes concepções 2007 disponível em https://www. fe.unicamp.br/.../METODOLOGIA-DO-ENSINO-diferentes-concepções.html. Acesso em 13/11/2016
MARINS JJN, REGO S, LAMPERT JB, ARAÚJO JGC, organizadores. Educação médica em transformação: instrumentos para construção de novas realidades. São Paulo (SP): Hucitec; 2004.
MELO, Amanda Meincke, PUPO, Deise Tallarico;; PÉREZ FERRÉS, Sofia. Acessibilidade: discurso e prática no cotidiano das bibliotecas . São Paulo, SP: UNICAMP, 2008.
PACHECO. José . Caminhos para a inclusão: Um guia para o aprimoramento da equipe escolar. Editora: Artmed, 2009.
ROCHA, Henrique Martins , LEMOS Washington de Macedo. Metodologias Ativas: Do que estamos falando? Base conceitual e relato de pesquisa em andamento. disponível em http://www.aedb.br/wpcontent/uploads/2015/05/41321569.pdf acesso 30/10/2016
Ciência Atual | Rio de Janeiro | Volume 9, Nº 1 • 2017 | inseer.ibict.br/cafsj | Pg. 16-17
RADABAUGH, Mary Pat apud Info Jovem disponível em http://www.infojovem.org.br/infopedia/descubra-eaprenda/tics/as-tics-e-as-pessoas-com-deficiencia/ acesso 18/11/2016
SACRISTAN, J. Gimeno. Poderes instáveis em educação. Tradução de Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1999
SANTAROSA Lucila Maria Costi disponível em http://www.c5.cl/ieinvestiga/actas/ribie98/229.html acesso 30/11/2016
SASSAKI, R. A educação inclusiva e os obstáculos a serem transpostos. Entrevista concedida ao JORNAL dos professores, órgão do Centro do Professorado Paulista, no. 343, fevereiro, 2003.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do Trabalho Pedagógico. Do Projeto Político-Pedagógico ao Cotidiano de Sala de Aula. 8.ed. São Paulo: Libertad, 2007
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
09-02-2017
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.