A Disciplina de Bioquímica na Formação de Profissionais da Saúde: Percepção de Alunos do Curso de Enfermagem da Faculdades São José

Autores

  • Yara Waleria Lopes de Brito da Cruz Faculdade São José
  • Lilian Maria de Oliveira Faria

Resumo

Esse artigo tem como objetivo identificar a percepção por partes dos acadêmicos de enfermagem, da Faculdades São José, em relação a importância da disciplina de bioquímica para sua formação e atuação profissional. Obtivemos os resultados através de pesquisas bibliográficas e com auxilio de um questionário que foi respondido pelos alunos do segundo ao quarto período do curso de enfermagem, durante o segundo semestre de 2016.  Pode-se observar um número expressivo de acadêmicos que identificam na bioquímica conteúdo de relevância para formação e atuação profissional, embora sejam percentuais diferentes.  Os graduandos sinalizaram necessidade de mais aulas práticas, pois relatam que o processo de aprendizagem com essa abordagem facilita o entendimento do conteúdo. A partir do resultado desta pesquisa e do levantamento bibliográfico em trabalhos acerca do assunto sugerimos métodos e abordagens que poderão favorecer o desenvolvimento de competências dentro do conteúdo da disciplina e em seu caráter  interdisciplinar. Palavras-Chave: Bioquímica na formação profissional, processo ensino-aprendizagem, metodologias ativas, sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas.

Biografia do Autor

Yara Waleria Lopes de Brito da Cruz, Faculdade São José

Acadêmica de Enfermagem e bolsista de Iniciação a Pesquisa da Faculdades São José

Lilian Maria de Oliveira Faria

Mestre em Ciências Farmacêuticas, especialista em docência universitária e MBA em Gestão  Docente Faculdades São José

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Publicado

08-02-2017