UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE CASO

Autores

  • Ana Carolina Ataides Melo Faculdade São José
  • Thiago Medeiros Ávila Faculdade São José
  • Daniel Medina Corrêa Santos Faculdade São José

Resumo

RESUMO Diferentes métodos de ensino têm sido propostos com objetivo de criar alternativas para os métodos tradicionais de transmissão e construção do conhecimento. Neste contexto, recentemente jogos didáticos têm sido utilizados no ensino de ciências, sendo inclusive uma recomendação dos Parâmetros Curriculares Nacional para temas complexos desta área, sendo este uma forma lúdica de ensino. O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de um jogo didático cujo tema central é o “Meio Ambiente”, em função da complexidade e atualidade do tema. O jogo foi elaborado na modalidade tabuleiro, do tipo “trilha”, por poder ser aplicado pelos professores de forma rápida e dinâmica aumentando a capacidade de atenção do aluno. O público alvo destina-se a alunos do ensino fundamental. O jogo foi denominado “BioTrilha”, contribui para o processo de ensino, facilitando a aprendizagem do aluno sobre o meio ambiente e repercussões causadas pelo homem em relação a natureza. O jogo é composto por um tabuleiro, um dado e cartas contendo as perguntas, todos os componentes construídos com material reciclado e o tabuleiro nas dimensões de 3,0m x 3,0m, para que o aluno possa fazer parte do jogo, sendo o próprio a peça que se move no tabuleiro. Como ferramenta didática, é um meio de fomentar novas práticas e novas utilidades didáticas para os professores, o jogo “BioTrilha”, tem como característica a versatilidade, possibilitando a utilização pelo professor, com diferentes objetivos, em algumas situações em sala de aula, como por exemplo: na fixação de conteúdos, instrumento de avaliação, como facilitador de contextualizações, estímulo a pesquisas, etc. O jogo didático promove uma melhor relação entre o professor e o aluno. Também pode melhorar o rendimento do aluno, pois é um meio que facilita a aprendizagem de uma forma lúdica, aumentando a capacidade para resolver problemas, porém ainda é pouco utilizado principalmente nas aulas de ciências. Palavras-Chave: Ensino de Ciências; Sustentabilidade; Poluição ambiental;

Biografia do Autor

Ana Carolina Ataides Melo, Faculdade São José

Estudante de Ciências Biológicas (Bacharel e Licenciatura) das Faculdades São José/RJ

Thiago Medeiros Ávila, Faculdade São José

Professores Auxiliares de ensino superior das Faculdades São José/RJ

Daniel Medina Corrêa Santos, Faculdade São José

Professores Auxiliares de ensino superior das Faculdades São José/RJ

Referências

AGUIRRE, L. Jogos didáticos online envolvendo a criação dos jogos e sua utilização. Aprendemos Jogando. 2011. Atualizada em: 24 ago. 2011. Disponível em <https://sites.google.com/site/aprendemosjogando/home>. Acesso em: 27out. 2015.
ALMEIDA, A.1988. Ludicidade como instrumento pedagógico. 2 ed. São Paulo, Saraiva.
ANDRADE, S.L.S.; MELO,V.R.G.; RICARDO, D.S.; SANTOS, B.S. 2015. A utilização de jogos didáticos no ensino de ciências e biologia como uma metodologia facilitadora para o aprendizado.VI Enforsup I interfor, Brasília, n. 384, p. 1-13, jul.
BANCALHÃO, R.M.C., KNECHTELL, C. M. 2009. ESTRATÉGIAS LÚDICAS NOENSINO DE CIÊNCIAS. 31p. Monografia de Graduação, INIOESTE, Cascavel,PR, Brasil.
BECKEMKAMP, D; MORAES, M, 2013. A utilização dos jogos e brincadeiras em aula: uma importante ferramenta para os docentes. Efdeportes.com.In: RevistaDigital,nº186(Nov).
BIZZO, N. M. V. Metodologia e prática de ensino de ciências: A aproximação do estudante de magistério das aulas de ciências no 1º grau. Disponível em: http://www.ufpa.br/eduquim/praticadeensino.html, acesso em 30/12/2015
BRASIL. 1997.Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais,ética/SecretariadeEducaçãoFundamental.Brasília..
BRASIL. Ministério da Educação. 1998.Parâmetros Curriculares Nacionais – Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, Ciências Naturais – PCN. Brasília.
BRASIL. Ministério da Educação. 1999.Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio – PCNEM. Brasília.
BRASIL. Ministério da Educação. 2006. Orientações Curriculares para o Ensino Médio-OCEM. Ciências da Natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília.
CAMPOS, L. M. L.; BORTOLO, T. M.; FELÍCIO, A. K. C. A produção de jogos didáticos para o Ensino de Ciências e Biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Núcleo de Ensino. São Paulo: Pró Reitoria de Graduação – Instituto de Biociências da Universidade Estadual de São Paulo, 2003. p. 47-60.
CARVALHO, A. M. P; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 8ed. São Paulo: Cortez, 2006.
CUNHA, N. Brinquedo, desafio e descoberta. Rio de Janeiro: FAE. 1988.
DESCHAMPS, L. M.2012.O papel da Escola e do Educador dos/nos tempos atuais. Disponível em:http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/dc-na-sala-de-aula/noticia/2012/08/o-papel-da-escola-e-do-educador-dosnos-tempos-atuais48036.html, acesso em 15/12/2015
DOHME, V. D., 2003. Atividades lúdicas na educação: o caminho de tijolo amarelos do aprendizado. Petrópolis, RJ: Vozes.
DULCIMEIRE A.V.Z.; MANOEL A.S. G.; ROBSON C.O.2008. “Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação” Rio de Janeiro, Vol13, n 1.
FIGUEIREDO, O. “A controvérsia na educação para a sustentabilidade: uma reflexão sobre a escola do século XXI”. Revista Interacções, n 4. 2006, p. 3-26.
Ciência Atual | Rio de Janeiro | Volume 9, Nº 1 • 2017 | inseer.ibict.br/cafsj | Pg. 12-14
FROEBEL, F. Letters to a Mother on the Philosophy of Froebel. Harris, W.T. (ed.)New York/London. D. Appletonand Company. 1912.
GOMES, R. R.; FRIEDRICH, M. A Contribuição dos jogos didáticos na aprendizagem de conteúdos de Ciências e Biologia. In: EREBIO,1, Rio de Janeiro, 2001.
GRANDO, R. C. 2001. O jogo na educação: aspectos didático-metodológicos do jogo na educação matemática. Unicamp, Campinas, São Paulo.
LONGO,V.C.C.“VamosJogar?Jogoscomorecursosdidáticosnoensinodeciênciasebiologia”.PRÊMIOPROFESSORRUBENSMURILLOMARQUES2012. Incentivo a quem ensina a ensinar. SãoPaulo,Brasil,2012.p. 129-157.
LOPES, E. M. S. T.; GALVÃO, A. M. O. 2001. História da Educação. Rio de Janeiro: DP&A.
MATHIAS, G N; AMARAL, C. L. C. “Utilização de um jogo pedagógico para discussão das relações entre ciências/ tecnologia/sociedade no ensino de química”. Experiências em ensino de ciências. Vol. 5, 2010. P. 107-120.
MEGID, J; PACHECO, D. 1990. Pesquisa em ensino de física do 2ºgrau no Brasil: concepção e tratamento de problemas em teses e dissertações.1990, 297 f. Dissertação de Mestrado. Campinas.
MIRANDA, Simão de. “No fascínio do jogo, a alegria de aprender”. Linhas críticas, Brasília, Vol. 8 nº 14, jan-jun, 2002. P. 21-24.
MORATORI, P. B. (2003) Por que Utilizar Jogos Educativos No processo de Ensino e Aprendizagem. 33 p. Dissertação de Mestrado, NCE/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
NEVES, J. P.; CAMPOS, L. L.; SIMÕES, M. G. Jogos como recurso didático para o ensino de conceitos paleontológicos básicos aos estudantes do ensino fundamental. Terr@ Plural, Ponta Grossa, 2008 v. 2, p. 103-114.
OLIVEIRA, D.L. de. Ciências nas salas de aula. Porto Alegre: Ed. Mediação, 1999. PEDROSO, C. V., ROSA, R. T.
N., AMORIM, M. A. L. “Uso de jogos didáticos no ensino de biologia: um estudo exploratório nas publicações veiculadas em eventos”. Anais eletrônicos. Florianópolis: ENPEC, 2009.
PENTEADO, M. M.; OLIVEIRA, A. P.; ZACHARIAS, F. S. Tabelix – “Jogo da memória como recurso pedagógico para o ensino aprendizagem sobre a tabela Periódica”. Revista Ciência & Ideias, nº1, Vol. 2, abril/setembro, 2010. P. 1-9.
PEREIRA, R. F.; FUSINATO, P. A.; NEVES, M. C. D. Desenvolvendo um jogo de tabuleiro para o ensino de física. In: ENCONTRO DE NACIONAL DE PESQUISAEM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, VII, 2009, Florianópolis. Atas. Florianópolis: UFSC, 2009.
PINTO, L.T 2009. O uso dos jogos didáticos no ensino de ciências no primeiro segmento do ensino fundamental da rede municipal pública de Duque deCaxias.132p. Tese Pós Graduação, IFRJ, Nilópolis, RJ, Brasil.
POZO, J. I. Teorias Cognitivas da Aprendizagem. 3. ed. Porto Alegre: Artes médicas, 1998. 284p
UNESCO New trends in primary school science education. (W. Harlen, ed.). Vol 1. Paris, 1983.
VIEIRA, K. R. C. F.; BAZZO, W. A. “Discussões acerca do aquecimento global: uma proposta CTS para abordar esse tema controverso em sala de aula”. Ciência &Ensino. Vol. 1 número especial, novembro, 2007. Não paginado.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

08-02-2017