UTILIZAÇÃO DO MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO PARA MELHORIA ORGANIZACIONAL

Autores

  • Isabella Chagas Andrade Faculdade São José
  • Danilo Garbazza Vieira Faculdade São José

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a importância do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) para as empre-sas. Para isso, foi realizado um levantamento de estudos que abordam o MEG e o seu impacto nas organizações.São apresentados os conceitos fundamentais desse modelo, bem como os critérios que compõem o mesmo e quegarantem para a organização uma melhor compreensão de seus sistemas gerenciais, possibilitando uma visãosistêmica da gestão. A conquista da excelência organizacional é um fator indispensável para conduzir a empresana direção do sucesso. O MEG tem como principal meta auxiliar as organizações brasileiras no desenvolvimentode uma gestão de excelência, fornecendo elementos para estruturação de um modelo de gestão baseado em 13fundamentos e 08 critérios. Tais critérios, quando adotados de forma efetiva, direcionam as organizações na buscada excelência da gestão, elevando-as para um nível de competitividade mundial.Palavras-Chave: : Modelo de Excelência de Gestão (MEG), Gestão e Desempenho Organizacional

Biografia do Autor

Isabella Chagas Andrade, Faculdade São José

Bacharel em Administração (Escola de Negócios/ FSJ

Danilo Garbazza Vieira, Faculdade São José

Professor da Escola de Negócios/FSJ. Doutorando em Engenharia de Produção (UFF), Mestre em En-genharia de Produção (UFF) e Bacharel em Estatística (UFMG)

Referências

CAMPOS, Vicente Falconi. TQC: Controle da Qualidade Total. 2ª ed. Minas Gerais: INDG Tecnologia e Serviços
Ltda, 2004.
CARVALHO, Antônio Vieira de; SERAFIM, Oziléa Clen Gomes. Administração de Recursos Humanos. São Paulo:
Pioneira, 1995, v.2.
DEGEN, Ronald Jean; MELLO, Álvaro Augusto Araújo. O empreendedor: Fundamentos da iniciativa empresarial.
São Paulo: McGraw-Hill, 1989.
EMPREENDEDOR. NEGÓCIOS CRIATIVOS, INOVADORES E RENTÁVEIS. Disponível em: http://empreendedor.
com.br/noticia/empresas-que-adotam-modelo-da-fnq-crescem-acima-da-media. Acesso em: 04 mar. 2015.
FERRAZ, João Carlos; KUPFER, David; HAGUENAUER, Lia. Made in Brazil: Desafios competitivos para a indústria.
Rio de Janeiro: Campus, 1996.
FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Introdução ao Modelo de Excelência da Gestão (MEG). São Paulo:
2008. Disponível em: http://www.mbc.org.br/mbc/uploads/biblioteca/1300823597.7285A.pdf. Acesso em: 28
mar. 2015.
FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Critérios de excelência. São Paulo, 2009. Disponível em: http://
pt.slideshare.net/WladVCamp/criterios-excelencia-2009. Acesso em: 04 set. 2014.
FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Critérios de excelência. São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.
mbc.org.br/mpe/arquivos/download/Criterios_Excelencia2010.pdf. Acesso em: 09 jan. 2015
FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Critérios de Excelência. São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.
fnq.org.br/criterios_completo_isbn_pdf_-_FINAL.pdf. Acesso em: 27 ago. 2014.
FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. 20 anos da FNQ. São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.fnq.
org.br/Publicacao/publicao_pdf/book20anos_online.pdf. Acesso em: 09 abr. 2015.
FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Perguntas Frequentes. Disponível em http://www.fnq.org.br/
perguntas-frequentes/3. Acesso em: 19 nov. 2014.
FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Critérios Primeiros passos para a excelência. Disponível em: http://
www.fnq.org.br/informe-se/publicacoes/criterios-de-avaliacao-da-gestao/ primeiros-passos-para-a-excelncia.
Acesso em: 05 jan. 2015.
FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. E-book: Modelo de Excelência de Gestão. São Paulo: 2014. Disponível
em: http://ftp2.fnq.org.br/2014/e-book_MEG.pdf. Acesso em: 01 abr. 2015
FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Revista Classe Mundial: Excelência em Movimento. São Paulo: 2014.
Disponível em: http://fnq.org.br/informe-se/publicacoes/periodicos/revista-classe-mundial.
Acesso em: 17 mai. 2015
Ciência Atual | Rio de Janeiro | Volume 8, Nº 2 • 2016 | inseer.ibict.br/cafsj | Pg. 13-14
GARVIN, David A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de
Janeiro: Qualitymark Ed., 2002.
ISHIKAWA, Kaoru; Controle de qualidade total: à maneira japonesa. Rio de Janeiro: Campos, 1993.
JURAN, Joseph Moses. A qualidade desde o projeto: Os novos passos para o planejamento da qualidade em
produtos e serviços. 3 ed. São Paulo: Ed. Pinoneira,1992.
KOTLER, Philip. Administração de marketing. 9ª Ed. São Paulo: Atlas, 1998.
LIMA, Agnaldo. Gestão de Marketing Direto: da conquista ao relacionamento com o cliente. São Paulo: Atlas,
2006.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Fundamentos de Administração. São Paulo: Atlas, 2004.
PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da Qualidade - Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 2009.
PORTER, Michael Eugene. Vantagem Competitiva: Criando e sustentando um desempenho superior. Rio de
Janeiro: Campus, 1992.

Downloads

Publicado

08-09-2016