A Importância da Utilização de Boas Práticas ITIL na Governança de TI

Autores

  • Lorraine Pereira da Silva Faculdade São José
  • Rosane Maria Martins Faculdade São José

Resumo

A falta de conhecimento de metodologias para alcançar bons resultados acaba tornando a Tecnologia de Infor-mação (TI) sem credibilidade por parte da organização. Este artigo procurou identificar os principais motivos demuitas empresas não terem uma área de TI estruturada. Com o estudo foi possível perceber que muitos profission-ais não fazem uso das boas práticas ITIL, apesar de ser uma das metodologias fundamentais para o bom desen-volvimento dos processos de TI. Para alcance dos resultados foi elaborado um questionário contendo perguntasrelacionadas ao dia a dia profissional, nível de conhecimento das boas práticas e perfil de cada candidato. Ao final,foi possível desenvolver um cenário da área de TI em relação às boas práticas.Palavras-Chave: : Governaça de T.I.; ITIL

Biografia do Autor

Lorraine Pereira da Silva, Faculdade São José

Graduanda do Curso de Tecnologia em Sistemas de Informação das Faculdades São José

Rosane Maria Martins, Faculdade São José

Mestre em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Docente Coordenadorado Curso de Sistemas de Informação das Faculdades São José

Referências

ALMEIDA, A., C., M., JÚNIOR, I., H., F., SOUZA, R. e PERRELLI, H. (2010) Boas Práticas para Apoiar o Gerenciamento
de Tempo em Projetos DDS. Disponível em: <http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/eselaw/2010/0012.pdf>
Abril de 2016
FERREIRA, L.; JONES, G. (2014) Adoção das Boas Práticas Sugeridas pela Itil no Processo de Gerenciamento de
Mudança: um Instrumento de Planejamento e Controle em uma Empresa de TI. Disponível em: < http://www.
aedb.br/seget/arquivos/artigos14/26020273.pdf> Junho de 2016
GUTHS, R., FERNANDES, C., S. e BARROS, B. (2011) Boas Práticas de Ensino de Gerência de Projetos: Bolsa de
Projetos. Disponível em:< https://www.dimap.ufrn.br/csbc2011/anais/eventos/wei_programacao.htm> Acesso
em Abril de 2016.
HAWERROTH, U. (2016) O que é ITIL e o como ele se encaixa na área de TI da sua empresa. Disponível em:<
http://www.projectbuilder.com.br/blog-pb/entry/pratica/o-que-e-itil-e-o-como-ele-se-encaixa-na-area-de-ti-
da-sua-empresa> Acesso em Junho de 2016.
LUNARDI, G. L.; BECKER, J. L. & MAÇADA, A. C. G. Impacto da adoção de mecanismos de Governança de
Tecnologia de Informação (TI) no desempenho da Gestão da TI: uma análise baseada na percepção dos executivos.
Revista de Ciências da Administração, v. 12, n. 28, p. 11-39, 2010.
MORALES, A., CUNHA, D. e NEVES, R., O. (2015) Os Motivos que Levam as Empresas a Implantarem o ITIL.
Disponível em: <http://docplayer.com.br/7924623-Os-motivos-que-levam-as-empresas-a-implantarem-o-itil.
html> Acesso em Maio de 2016.
RODRIGUES, C., A., P. (2006) Estudo da Adoção das Melhores Práticas em TI – ITIL e Integraçã com a Metodologia
de Gestão e Avaliação de Desempenho. Disponível em: <http://livros01.livrosgratis.com.br/cp041831.pdf>
Acesso em Maio de 2016.
TEIXEIRA, M., A., C. (2011) A melhoria da Qualidade dos Serviços de TI com a adoção do ITIL. Disponível em:
<http://docplayer.com.br/1518935-A-melhoria-da-qualidade-dos-servicos-de-ti-com-a-adocao-do-itil.html>
Acesso em Maio de 2016.

Downloads

Publicado

08-09-2016