A Importância da Utilização de Boas Práticas ITIL na Governança de TI
Resumo
A falta de conhecimento de metodologias para alcançar bons resultados acaba tornando a Tecnologia de Infor-mação (TI) sem credibilidade por parte da organização. Este artigo procurou identificar os principais motivos demuitas empresas não terem uma área de TI estruturada. Com o estudo foi possível perceber que muitos profission-ais não fazem uso das boas práticas ITIL, apesar de ser uma das metodologias fundamentais para o bom desen-volvimento dos processos de TI. Para alcance dos resultados foi elaborado um questionário contendo perguntasrelacionadas ao dia a dia profissional, nível de conhecimento das boas práticas e perfil de cada candidato. Ao final,foi possível desenvolver um cenário da área de TI em relação às boas práticas.Palavras-Chave: : Governaça de T.I.; ITILReferências
ALMEIDA, A., C., M., JÚNIOR, I., H., F., SOUZA, R. e PERRELLI, H. (2010) Boas Práticas para Apoiar o Gerenciamento
de Tempo em Projetos DDS. Disponível em: <http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/eselaw/2010/0012.pdf>
Abril de 2016
FERREIRA, L.; JONES, G. (2014) Adoção das Boas Práticas Sugeridas pela Itil no Processo de Gerenciamento de
Mudança: um Instrumento de Planejamento e Controle em uma Empresa de TI. Disponível em: < http://www.
aedb.br/seget/arquivos/artigos14/26020273.pdf> Junho de 2016
GUTHS, R., FERNANDES, C., S. e BARROS, B. (2011) Boas Práticas de Ensino de Gerência de Projetos: Bolsa de
Projetos. Disponível em:< https://www.dimap.ufrn.br/csbc2011/anais/eventos/wei_programacao.htm> Acesso
em Abril de 2016.
HAWERROTH, U. (2016) O que é ITIL e o como ele se encaixa na área de TI da sua empresa. Disponível em:<
http://www.projectbuilder.com.br/blog-pb/entry/pratica/o-que-e-itil-e-o-como-ele-se-encaixa-na-area-de-ti-
da-sua-empresa> Acesso em Junho de 2016.
LUNARDI, G. L.; BECKER, J. L. & MAÇADA, A. C. G. Impacto da adoção de mecanismos de Governança de
Tecnologia de Informação (TI) no desempenho da Gestão da TI: uma análise baseada na percepção dos executivos.
Revista de Ciências da Administração, v. 12, n. 28, p. 11-39, 2010.
MORALES, A., CUNHA, D. e NEVES, R., O. (2015) Os Motivos que Levam as Empresas a Implantarem o ITIL.
Disponível em: <http://docplayer.com.br/7924623-Os-motivos-que-levam-as-empresas-a-implantarem-o-itil.
html> Acesso em Maio de 2016.
RODRIGUES, C., A., P. (2006) Estudo da Adoção das Melhores Práticas em TI – ITIL e Integraçã com a Metodologia
de Gestão e Avaliação de Desempenho. Disponível em: <http://livros01.livrosgratis.com.br/cp041831.pdf>
Acesso em Maio de 2016.
TEIXEIRA, M., A., C. (2011) A melhoria da Qualidade dos Serviços de TI com a adoção do ITIL. Disponível em:
<http://docplayer.com.br/1518935-A-melhoria-da-qualidade-dos-servicos-de-ti-com-a-adocao-do-itil.html>
Acesso em Maio de 2016.
de Tempo em Projetos DDS. Disponível em: <http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/eselaw/2010/0012.pdf>
Abril de 2016
FERREIRA, L.; JONES, G. (2014) Adoção das Boas Práticas Sugeridas pela Itil no Processo de Gerenciamento de
Mudança: um Instrumento de Planejamento e Controle em uma Empresa de TI. Disponível em: < http://www.
aedb.br/seget/arquivos/artigos14/26020273.pdf> Junho de 2016
GUTHS, R., FERNANDES, C., S. e BARROS, B. (2011) Boas Práticas de Ensino de Gerência de Projetos: Bolsa de
Projetos. Disponível em:< https://www.dimap.ufrn.br/csbc2011/anais/eventos/wei_programacao.htm> Acesso
em Abril de 2016.
HAWERROTH, U. (2016) O que é ITIL e o como ele se encaixa na área de TI da sua empresa. Disponível em:<
http://www.projectbuilder.com.br/blog-pb/entry/pratica/o-que-e-itil-e-o-como-ele-se-encaixa-na-area-de-ti-
da-sua-empresa> Acesso em Junho de 2016.
LUNARDI, G. L.; BECKER, J. L. & MAÇADA, A. C. G. Impacto da adoção de mecanismos de Governança de
Tecnologia de Informação (TI) no desempenho da Gestão da TI: uma análise baseada na percepção dos executivos.
Revista de Ciências da Administração, v. 12, n. 28, p. 11-39, 2010.
MORALES, A., CUNHA, D. e NEVES, R., O. (2015) Os Motivos que Levam as Empresas a Implantarem o ITIL.
Disponível em: <http://docplayer.com.br/7924623-Os-motivos-que-levam-as-empresas-a-implantarem-o-itil.
html> Acesso em Maio de 2016.
RODRIGUES, C., A., P. (2006) Estudo da Adoção das Melhores Práticas em TI – ITIL e Integraçã com a Metodologia
de Gestão e Avaliação de Desempenho. Disponível em: <http://livros01.livrosgratis.com.br/cp041831.pdf>
Acesso em Maio de 2016.
TEIXEIRA, M., A., C. (2011) A melhoria da Qualidade dos Serviços de TI com a adoção do ITIL. Disponível em:
<http://docplayer.com.br/1518935-A-melhoria-da-qualidade-dos-servicos-de-ti-com-a-adocao-do-itil.html>
Acesso em Maio de 2016.
Downloads
Publicado
08-09-2016
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.