EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO: TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA A SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Resumo
A presente pesquisa caracteriza-se como uma análise de conteúdo. O meio utilizado para a realização deste estu-do partiu de uma análise exploratória e de conteúdo, tendo como principal objetivo teórico da pesquisa: Abordaro uso das tecnologias educacionais para a superação das dificuldades de aprendizagem, no caso a dislexia, disca-ligrafia, discalculia, dislalia e o TDH no campo pedagógico. Trata-se de apresentar a importância de criatividadeinovação e desenvolvimento de novas tecnologias metodológicas de aprendizagem para otimizar a qualidade doensino em sala de aula.Palavras-Chave: Educação, Tecnologia, Inovação e Dificuldades de Aprendizagem.Referências
______.PROINFO .Disponível em<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2
44&Itemi>Acesso em 04 de mar. 2015.
ABDA- Associação Brasileira do Déficit de atenção. Disponível em<http://tdah.org.br/br/textos/textos/item/310-
tdah-guia-para-professores.html> Acesso em 27 de Marc. 2015.
ALONSO,KatiaMorosov.Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre rede e esco-
las. 2008.Disponível em<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-3302008000300006&script=sci_arttext>
Acesso em 05 de Abr. 2015.
AMARAL, Rita de Cássia Borges de Magalhães. Percepções de Interatividade e Tecnologia no Processo de Tutoria
da FGV Online: Novos Paradigmas na Construção do Conhecimento. Disponivel em: bibliotecadigital.fgv.br/ojs/
index.php/revfgvonline/article/download/19431/18574. Acesso em 09 de maio de 2015.
ANDREIA, Mainardi; MULLER, Liziany; PEREIRA, Aline Arruda. O cenário educacional: o professor e a tecnologia
da informação e comunicação diante das mudanças atuais. 2014. Disponível em<http://cascavel.ufsm.br/revis-
tas/ojs-2.2.2/index.php/reget/article/view/12647>Acesso em: 07 abr. 2015
ANTUNES, Celso. O Jogo e a Educação Infantil: falar e dizer, olhar e ver, escutar e ouvir. 2ª ed. Fascículo 15.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
ASSUNÇÃO, Elisabete; COELHO, Maria TeresaProblemas de aprendizagem. Série Educação. 12º edição. São
Paulo: Ática, 2004.
AYRES, Marco Aurelio Cavalcante; ARAÚJO, Elvira Aparecida Simões; KAMIMURA, Quésia Postigo. 2014. Dis-
ponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:97dvnkmSE78J:www.lajbm.net/index.
php/journal/article/download/205/110+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br Acesso em: 07 abr.2015
BARKLEY, Russell A. Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade: manual para diagnostico e tratamento. 3ª
ed. Porto Alegre: Artmed; 2008.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Tecnologia educacional: concepções e desafios. 2015. Disponível em<http://publi-
cacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1696> Acesso em: 08 abr. 2015
CARVALHO, Ana Amélia Amorim. Manual de ferramentas da Web 2.0 para professores.Ministério da Educação.
Lisboa: Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2008.
CHIHAYA, Kendra. Jogos de ação melhoram as habilidades de leitura em criança. Disponível em <www.winaudio.
com.br/ produtos-e-leitura-em-crianças-com-dislexia-html> Acesso em: 04 Maio 2015.
Ciência Atual | Rio de Janeiro | Volume 8, Nº 2 • 2016 | inseer.ibict.br/cafsj | Pg. 08-09
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2006.
DOMINGOS, Gláucia de Ávila. Dificuldades do processo de aprendizagem. 2007. Disponível em <http://www.
psicologia.pt/artigos/textos/TL0126.pdf> Acesso em: 08 abr. 2015.
FÁVERO, Eugênia Augusta Gonzaga. Educação Especial e Inclusão. Revista Criança. Ministério da Educação –
MEC, No..36, jun.2002, p.34-36.
FERNANDEZ, Alicia. A inteligência aprisionada. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
FERREIRA, Maria José Morais Abrantes. Novas tecnologias na sala de aula. Paraíba, 2014.
FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento. Dificuldades na aprendizagem: um estudo sobre a disgrafia e disorto-
grafia em crianças do ensino fundamental. 2015 disponível em <http://www.editorarealize.com.br/>Acesso em:
09 abr. 2015
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43 ed. São Paulo, SP: Paz e
Terra, 2011.
HERRERO, M. JesúsPresentación. Educação de Alunos com Necessidades Especiais. Trad. Ma. Helena Maurão
Alves Oliveira, Maria Bueno Mendes Gargantini. Bauru: EDUSC, 2000.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. 2.ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: O Futuro do Pensamento na Era da Informática. São Paulo: Ed. 34,
2004.
LUCENA, Carlos; FUKS, Hugo. A educação na era da internet. Rio de Janeiro: Clube do futuro, 2000.
MACACARI, Priscila da Silva. Discalculia: transtorno de aprendizagem em matemática. 2011. Disponível
em<http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/116/browse?type=author&order=em<http://reposito-
rio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/116/browse?type=author&order=ASC&rpp=20&value=Macacari%2C+Pris
cila+da+Silva> Acesso em: 09 abr. 2015
MATTOS, Paulo. No Mundo da Lua: Perguntas e respostas sobre transtorno do déficit de atenção com hiperativi-
dadeem crianças, adolescentes e adultos. 4ª. ed. São Paulo: Lemos Editorial, 2004.
NICOLAU, Marcos; NICOLAU, Roseane. Educação digital na cibercultura: para onde (não) nos leva a tec-
nologia. 2014. Disponível em<http://ptdocz.com/doc/333333/ano-x--n.-01-%E2%80%93-janeiro-
2014-educa%C3%A7%C3%A3o-digital-na-cibercult...> Acesso em: 07 abr. 2015
PERRENOUD, Philippe. Prática reflexiva: chave da profissionalização do ofício. In: PERRENOUD, Philippe. A práti-
ca reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: ARTMED, 2002. (p.9-28).
SOUZA, Isabel Maria Amorim; SOUZA, Luciana Virgília Amorim. O uso da tecnologia como facilitadora da apre-
ndizagem do aluno na escola. Itabaiana: Gepiadde, Ano 4, V.8, 2010. Disponível em<http://200.17.141.110/
periodicos/revista_forum_identidades/revistas/ARQ_FORUM_IND_8/FORUM_V8_08.pdf> Acesso em: 06 abr.
2015
44&Itemi>Acesso em 04 de mar. 2015.
ABDA- Associação Brasileira do Déficit de atenção. Disponível em<http://tdah.org.br/br/textos/textos/item/310-
tdah-guia-para-professores.html> Acesso em 27 de Marc. 2015.
ALONSO,KatiaMorosov.Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre rede e esco-
las. 2008.Disponível em<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-3302008000300006&script=sci_arttext>
Acesso em 05 de Abr. 2015.
AMARAL, Rita de Cássia Borges de Magalhães. Percepções de Interatividade e Tecnologia no Processo de Tutoria
da FGV Online: Novos Paradigmas na Construção do Conhecimento. Disponivel em: bibliotecadigital.fgv.br/ojs/
index.php/revfgvonline/article/download/19431/18574. Acesso em 09 de maio de 2015.
ANDREIA, Mainardi; MULLER, Liziany; PEREIRA, Aline Arruda. O cenário educacional: o professor e a tecnologia
da informação e comunicação diante das mudanças atuais. 2014. Disponível em<http://cascavel.ufsm.br/revis-
tas/ojs-2.2.2/index.php/reget/article/view/12647>Acesso em: 07 abr. 2015
ANTUNES, Celso. O Jogo e a Educação Infantil: falar e dizer, olhar e ver, escutar e ouvir. 2ª ed. Fascículo 15.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
ASSUNÇÃO, Elisabete; COELHO, Maria TeresaProblemas de aprendizagem. Série Educação. 12º edição. São
Paulo: Ática, 2004.
AYRES, Marco Aurelio Cavalcante; ARAÚJO, Elvira Aparecida Simões; KAMIMURA, Quésia Postigo. 2014. Dis-
ponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:97dvnkmSE78J:www.lajbm.net/index.
php/journal/article/download/205/110+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br Acesso em: 07 abr.2015
BARKLEY, Russell A. Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade: manual para diagnostico e tratamento. 3ª
ed. Porto Alegre: Artmed; 2008.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Tecnologia educacional: concepções e desafios. 2015. Disponível em<http://publi-
cacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1696> Acesso em: 08 abr. 2015
CARVALHO, Ana Amélia Amorim. Manual de ferramentas da Web 2.0 para professores.Ministério da Educação.
Lisboa: Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2008.
CHIHAYA, Kendra. Jogos de ação melhoram as habilidades de leitura em criança. Disponível em <www.winaudio.
com.br/ produtos-e-leitura-em-crianças-com-dislexia-html> Acesso em: 04 Maio 2015.
Ciência Atual | Rio de Janeiro | Volume 8, Nº 2 • 2016 | inseer.ibict.br/cafsj | Pg. 08-09
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2006.
DOMINGOS, Gláucia de Ávila. Dificuldades do processo de aprendizagem. 2007. Disponível em <http://www.
psicologia.pt/artigos/textos/TL0126.pdf> Acesso em: 08 abr. 2015.
FÁVERO, Eugênia Augusta Gonzaga. Educação Especial e Inclusão. Revista Criança. Ministério da Educação –
MEC, No..36, jun.2002, p.34-36.
FERNANDEZ, Alicia. A inteligência aprisionada. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
FERREIRA, Maria José Morais Abrantes. Novas tecnologias na sala de aula. Paraíba, 2014.
FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento. Dificuldades na aprendizagem: um estudo sobre a disgrafia e disorto-
grafia em crianças do ensino fundamental. 2015 disponível em <http://www.editorarealize.com.br/>Acesso em:
09 abr. 2015
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43 ed. São Paulo, SP: Paz e
Terra, 2011.
HERRERO, M. JesúsPresentación. Educação de Alunos com Necessidades Especiais. Trad. Ma. Helena Maurão
Alves Oliveira, Maria Bueno Mendes Gargantini. Bauru: EDUSC, 2000.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. 2.ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: O Futuro do Pensamento na Era da Informática. São Paulo: Ed. 34,
2004.
LUCENA, Carlos; FUKS, Hugo. A educação na era da internet. Rio de Janeiro: Clube do futuro, 2000.
MACACARI, Priscila da Silva. Discalculia: transtorno de aprendizagem em matemática. 2011. Disponível
em<http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/116/browse?type=author&order=em<http://reposito-
rio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/116/browse?type=author&order=ASC&rpp=20&value=Macacari%2C+Pris
cila+da+Silva> Acesso em: 09 abr. 2015
MATTOS, Paulo. No Mundo da Lua: Perguntas e respostas sobre transtorno do déficit de atenção com hiperativi-
dadeem crianças, adolescentes e adultos. 4ª. ed. São Paulo: Lemos Editorial, 2004.
NICOLAU, Marcos; NICOLAU, Roseane. Educação digital na cibercultura: para onde (não) nos leva a tec-
nologia. 2014. Disponível em<http://ptdocz.com/doc/333333/ano-x--n.-01-%E2%80%93-janeiro-
2014-educa%C3%A7%C3%A3o-digital-na-cibercult...> Acesso em: 07 abr. 2015
PERRENOUD, Philippe. Prática reflexiva: chave da profissionalização do ofício. In: PERRENOUD, Philippe. A práti-
ca reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: ARTMED, 2002. (p.9-28).
SOUZA, Isabel Maria Amorim; SOUZA, Luciana Virgília Amorim. O uso da tecnologia como facilitadora da apre-
ndizagem do aluno na escola. Itabaiana: Gepiadde, Ano 4, V.8, 2010. Disponível em<http://200.17.141.110/
periodicos/revista_forum_identidades/revistas/ARQ_FORUM_IND_8/FORUM_V8_08.pdf> Acesso em: 06 abr.
2015
Downloads
Publicado
06-09-2016
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.