O DESENHO NA AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA E PSICOPEDAGÓGICA
Resumo
O presente artigo visa mostrar o estudo do desenvolvimento progressivo do desenho infantil despertando aimportância da disciplina de artes, através da ação educativa das crianças, busca analisar a passagem dos rabis-cos iniciais, da garatuja, para construções cada vez mais ordenadas, fazendo surgir os primeiros símbolos, dessaforma utilizando o desenho como ferramenta principal e motivadora na aprendizagem e estimulo a criatividadedas crianças. Como objetivo específico, será estudado o desenvolvimento e a influência do desenho e da escrita,suas vantagens, evoluções, reflexos, a experiência de fazer formas artísticas e tudo que entra em jogo nessa açãocriadora: recursos pessoais, habilidades, pesquisa de materiais e técnicas, a relação entre perceber, imaginar erealizar um trabalho de arte será abordado também a experiência de fluir formas artísticas, utilizando informaçõese qualidades perspectivas e imaginativas para estabelecer um contato, uma conversa em que formas signifiquemcoisas diferentes para cada pessoa. A experiência de refletir sobre arte como objeto de conhecimento onde impor-tam dados sobre a cultura em que o trabalho artístico foi realizado, a história da arte e os elementos e princípiosformais que constituem a produção artística, tanto de artistas quanto dos próprios alunos.Palavras-Chave: Desenho, avaliação pedagógica e psicopedagógica.Referências
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: conheci-
mento de mundo. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. São Paulo: Scipione, 1989.
FERREIRO, Emília, TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2002.
GARDNER, Howard. Arte, Mente e Cérebro: uma abordagem cognitiva da criatividade. Porto Alegre: Artes
Médicas Sul, 2005.
IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte, sala de aula e formação de professores. Porto Alegre, Artmed,
2003.
LOWENFELDER, Viktor. A criança e sua arte. São Paulo: Mestre Jou, 1954.
LUQUET, Georges Henry. O desenho infantil. Porto: Editora do Minho, 1969.
MEREDIEU, Florence de; O Desenho Infantil. Rio de Janeiro: Editora Cultrix, 2012.
MOREIRA, Ana Angélica Albano. O espaço do desenho: a educação do educador. São Paulo: Loyila, 1993.
PIAGET, J. La Formation du Symbole chez L Enfant Imitation, Jeu et Rêve, lmage et Représentation. Neuchâtel:
Delachaux et Nestlé, 1946. [A Formação do Símbolo na Criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1971]
PILLAR, Analice Dutra. Desenho & escrita como sistema de representação.
Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
RABELLO, Nancy: O desenho infantil: entenda como a criança se comunica por meio de traços e cores – Rio de
Janeiro: Wak Editora, 2013.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Ciência Atual | Rio de Janeiro | Volume 8, Nº 2 • 2016 | inseer.ibict.br/cafsj | Pg. 16-17
WEBGRAFIA
BARROS, Aurenice. O desenho na educação infantil na visão do educador. Disponível em: http://www.psicoped-
agogia.com.br, acesso em 10/04/2014
BETHANIA, Maria. Como interpretar os desenhos das crianças. Disponível em: http://br.guiainfantil.com/desen-
ho-infantil/210-como-interpretar-os-desenhos-das-criancas.html, Acesso em 15/06/2014.
GURGEL, Thais. O desenho e o desenvolvimento das crianças. Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/
formacao/rabiscos-ideias-desenho-infantil-garatujas-evolucao-cognicao-expressao-realidade-518754.shtml,
acesso em 15/02/2014.
PONTES, Idalina. Atuação psicopedagogia no contexto escolar: manipulação, não; contribuição, sim. Disponível
em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862010000300011&script=sci_art-
text, acesso em 10/03/2014.
VIEIRA, Alcione, CARDOSO, Luana. A Importância do Desenho Infantil no Processo de Alfabetização. Disponível
em http://www.pedagogia.com.br/artigos/desenhonaalfabetizacao/, acesso em 06/03/2014.
mento de mundo. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. São Paulo: Scipione, 1989.
FERREIRO, Emília, TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2002.
GARDNER, Howard. Arte, Mente e Cérebro: uma abordagem cognitiva da criatividade. Porto Alegre: Artes
Médicas Sul, 2005.
IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte, sala de aula e formação de professores. Porto Alegre, Artmed,
2003.
LOWENFELDER, Viktor. A criança e sua arte. São Paulo: Mestre Jou, 1954.
LUQUET, Georges Henry. O desenho infantil. Porto: Editora do Minho, 1969.
MEREDIEU, Florence de; O Desenho Infantil. Rio de Janeiro: Editora Cultrix, 2012.
MOREIRA, Ana Angélica Albano. O espaço do desenho: a educação do educador. São Paulo: Loyila, 1993.
PIAGET, J. La Formation du Symbole chez L Enfant Imitation, Jeu et Rêve, lmage et Représentation. Neuchâtel:
Delachaux et Nestlé, 1946. [A Formação do Símbolo na Criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1971]
PILLAR, Analice Dutra. Desenho & escrita como sistema de representação.
Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
RABELLO, Nancy: O desenho infantil: entenda como a criança se comunica por meio de traços e cores – Rio de
Janeiro: Wak Editora, 2013.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Ciência Atual | Rio de Janeiro | Volume 8, Nº 2 • 2016 | inseer.ibict.br/cafsj | Pg. 16-17
WEBGRAFIA
BARROS, Aurenice. O desenho na educação infantil na visão do educador. Disponível em: http://www.psicoped-
agogia.com.br, acesso em 10/04/2014
BETHANIA, Maria. Como interpretar os desenhos das crianças. Disponível em: http://br.guiainfantil.com/desen-
ho-infantil/210-como-interpretar-os-desenhos-das-criancas.html, Acesso em 15/06/2014.
GURGEL, Thais. O desenho e o desenvolvimento das crianças. Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/
formacao/rabiscos-ideias-desenho-infantil-garatujas-evolucao-cognicao-expressao-realidade-518754.shtml,
acesso em 15/02/2014.
PONTES, Idalina. Atuação psicopedagogia no contexto escolar: manipulação, não; contribuição, sim. Disponível
em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862010000300011&script=sci_art-
text, acesso em 10/03/2014.
VIEIRA, Alcione, CARDOSO, Luana. A Importância do Desenho Infantil no Processo de Alfabetização. Disponível
em http://www.pedagogia.com.br/artigos/desenhonaalfabetizacao/, acesso em 06/03/2014.
Downloads
Publicado
06-09-2016
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.