Penedo e o Turismo de Compras: Uma Nova Perspectiva
Resumo
Este artigo tem como foco o distrito de Penedo (Itatiaia/RJ) a partir de um olhar voltado para o turismo decompras na região. Este segmento turístico, a princípio, não subsiste em si mesmo, mas, na maioria das vezes,prescinde atributos paisagísticos exclusivos ou de destaque, focando-se nas conveniências da condição do localvisitado. Dentro desta perspectiva, é possível notar que Penedo é uma região envolvida por riquezas naturais eculturais, cujo desenvolvimento cresce a cada ano. Consequentemente, isto favorece a economia local composta,também, por seu polo comercial que tende a elevar a região em termos de lucratividade. Assim, foram feitaspesquisas bibliográficas, visita de campo e aplicação de entrevistas qualitativas na intenção de entender comose desenvolve a dinâmica do Turismo de compras no distrito de Penedo – RJ. Como resultado, verificou-se queo distrito é receptivo pela população e por comerciantes locais, contudo, mesmo sendo as compras um grandepotencial turístico local, é preciso uma atenção especial à comunidade autóctone que, muitas vezes, são excluídosde decisões e atividades rotineiras da região.Palavras-Chave: Segmentação turística, Turismo de compras, PenedoReferências
ALLIS, T. Considerações sobre turismo de compras nas fronteiras brasileiras: O caso de Pacaraima(RR) e Santa
Helena de Uairen(Venezuela). In: V Seminário de pesquisa em Turismo do Mercosul (Semintur). Universidade de
Caxias do Sul/RS, 2008. Disponível em: <http://www.ucs.br/ucs/tplVSeminTur%20/eventos/seminarios_semin-
tur/semin_tur_5/trabalhos/arquivos/gt14-01.pdf>.Acesso em: 15 maio 2015.
BENI, Mario. Análise Estrutural do Turismo. 10 ed. São Paulo: SENAC, 2010.
BRASIL - MTUR, MINISTÉRIO DO TURISMO. Segmentação e o Turismo de Mercado. Secretaria Nacional de
Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Orde-namento Turístico, Coordenação Geral
de Segmentação. Brasília: Ministério do Turismo, 2010. 1ª ed., 170 p. Disponível em: <http://www.turismo.gov.
br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Segmentaxo_do_Mercado_Versxo_
Final_IMPRESSxO_.pdf>
________________. Compras impulsionam o turismo doméstico. Brasília: MTur, 2014. Dis-ponível em: <http://
www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20140806.html+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>.
Acesso em 24 junho 2015.
________________. Manual para Desenvolvimento e a integração de atividades turísticas com foco na produção
associada. Brasília: Ministério do turismo, 2011. 100 p. Disponível em: <http://www2.turismo.gov.br/export/
sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Manual_Producao_Associada.pdf> .
Acesso: 5 Junho 2015.
BRASIL - LEI DE ACESSIBILIDADE. Decreto-lei 5296, Brasília, 2004. Disponível em : <http://www.acessibilidadeb-
rasil.org.br/versao_anterior/index.php?itemid=43>. Acesso em: 30 junho 2015.
DIAS, Reinaldo. Introdução ao Turismo. São Paulo: Atlas, 2005.
ESADE, Porcentaje del gasto de los turistas em shopping. Barcelona: Espanha, 2014. Disponivel em:
<http://www.esade.edu/web/esp/about-esade/today/news/viewelement/302387/1/barcelona,-el-primer-des-
tino-de-turismo-de-compras-en-europa,-segun-un-estudio-de-esade>. Acesso em 01 julho 2015.
GARCIA, P. Vocação turística do Vale Verde do município de Valença – RJ. Valença: Rio de Janeiro, 2012. Dis-
ponível em: <http://siaibib01.univali.br/pdf/Paula%20Campbell%20Garcia.pdf>. Acesso: 20 maio 2015.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Markenting. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
LIMA. Plano Estadual de Turismo. 2013. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/brunomunizdeb-
rito/plano-estadual-de-turismo-2013-2033>. Acesso em: 25 junho 2015.
Ciência Atual | Rio de Janeiro | Volume 8, Nº 2 • 2016 | inseer.ibict.br/cafsj | Pg. 12-13
LOURENÇO, Roteiro de Turismo. Disponível em: <http://www.roteirodeturismo.com.br/destino/rio-de-janeiro/
penedo/>. Acesso: 30 Abril 2015.
MASCARENHAS, G. Urbanização turística e a produção do lugar em Penedo. In: BARTHO-LO, R., DELAMARO,
M., BADIN, L.. (Org.). Turismo e Sustentabilidade no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: FAPERJ/Garamond,
2005, v. 1, p. 110-136.
OLIVEIRA,L.R.; VIANA, L.J.T.; BRAGA, A.L.C. Conflitos e fragilidades de uma atividade turística não planejada.
Um olhar direcionado as praias de Porto de Galinhas e Itamaracá. In: Revista eletrônica Patrimônio Lazer e Tur-
ismo, v.7, n.10, abr-mai-jun/2010, p. 01-19. ISSN: 1806-700X - Mestrado em Gestão de Negócios - Universidade
Católica de Santos. Disponivel em: <http://www.unisantos.br/pos/revistapatrimonio/pdf/Artigo1_v7_n10_abr_
mai_jun2010_Patrimonio_UniSantos_(PLT_14).pdf>. Acesso em 30 abril 2015.
PENEDO. Eventos. Clube Finlandia, 2014. Disponível em: <http://clubefinlandiablog.blogspot.com.br/>. Acesso
em 05 Maio 2015.
PENEDO. Foto. UOL, 2015. Disponível em: <http://webventureuol.uol.com.br/destinoaventura/rj/penedo>.
Acesso em 10 Maio 2015.
PRODERJ, IMPRENSA RJ. Penedo ganha totem de informações turísticas, 2013. Disponível em: <http://www.
rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=1597965>.Acesso em: 30 junho 2015.
PUCHALT, A.P. Turismo de shopping: el turismo de shopping como nueva tipología de turismo. Univer-
sidad De Valencia, Erasmus Llp-Ip Valortur Paris, 2011. Disponível em: <http://webcache.googleuser-
content.com/search?q=cache:yBR48_e1Vb8J:www.centri.unicas.it/content/download/4122/22392/file/
PELECHA%2520FINALE.pdf+&cd=8&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 28 junho 2015.
RODRIGUES; S.R. Segmentação do Turismo. Revista Turismo. RS, 2003. Disponível em: <http://www.revistatur-
ismo.com.br/artigos/segmentacao.html>. Acesso em: 12 abril 2015.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
VIANA, Lina Juliana Tavares; CUNHA, Daniela Rodrigues da; ANJOS, Francisco Antônio dos. A comercialização
do produto turístico associado à infra-estrutura e desenvolvimento: análise da Rota dos Tropeiros/ PR.In: Caderno
Virtual de Turismo. Rio de Janeiro, V.9, n. 2, p. 48-58, 2009.
UNWTO - WORLD TURISMO ORGANIZATION. Global Report on shopping tourism. AM Reports, Volume eight.
UNWTO, Madrid: Espanha, 2014. Disponível em: <http://www.acessibilidadebrasil.org.br/versao_anterior/in-
dex.php?itemid=43http://dtxtq4w60xqpw.cloudfront.net/sites/all/files/pdf/am9-shopping-report_v2.pdf>.
Acesso em 24 junho 2015.
WIKIPÉDIA. Penedo (Itatiaia). 2014. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Penedo_%28Itatiaia%29>.
Acesso em: 30 abril 2015
Helena de Uairen(Venezuela). In: V Seminário de pesquisa em Turismo do Mercosul (Semintur). Universidade de
Caxias do Sul/RS, 2008. Disponível em: <http://www.ucs.br/ucs/tplVSeminTur%20/eventos/seminarios_semin-
tur/semin_tur_5/trabalhos/arquivos/gt14-01.pdf>.Acesso em: 15 maio 2015.
BENI, Mario. Análise Estrutural do Turismo. 10 ed. São Paulo: SENAC, 2010.
BRASIL - MTUR, MINISTÉRIO DO TURISMO. Segmentação e o Turismo de Mercado. Secretaria Nacional de
Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Orde-namento Turístico, Coordenação Geral
de Segmentação. Brasília: Ministério do Turismo, 2010. 1ª ed., 170 p. Disponível em: <http://www.turismo.gov.
br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Segmentaxo_do_Mercado_Versxo_
Final_IMPRESSxO_.pdf>
________________. Compras impulsionam o turismo doméstico. Brasília: MTur, 2014. Dis-ponível em: <http://
www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20140806.html+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>.
Acesso em 24 junho 2015.
________________. Manual para Desenvolvimento e a integração de atividades turísticas com foco na produção
associada. Brasília: Ministério do turismo, 2011. 100 p. Disponível em: <http://www2.turismo.gov.br/export/
sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Manual_Producao_Associada.pdf> .
Acesso: 5 Junho 2015.
BRASIL - LEI DE ACESSIBILIDADE. Decreto-lei 5296, Brasília, 2004. Disponível em : <http://www.acessibilidadeb-
rasil.org.br/versao_anterior/index.php?itemid=43>. Acesso em: 30 junho 2015.
DIAS, Reinaldo. Introdução ao Turismo. São Paulo: Atlas, 2005.
ESADE, Porcentaje del gasto de los turistas em shopping. Barcelona: Espanha, 2014. Disponivel em:
<http://www.esade.edu/web/esp/about-esade/today/news/viewelement/302387/1/barcelona,-el-primer-des-
tino-de-turismo-de-compras-en-europa,-segun-un-estudio-de-esade>. Acesso em 01 julho 2015.
GARCIA, P. Vocação turística do Vale Verde do município de Valença – RJ. Valença: Rio de Janeiro, 2012. Dis-
ponível em: <http://siaibib01.univali.br/pdf/Paula%20Campbell%20Garcia.pdf>. Acesso: 20 maio 2015.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Markenting. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
LIMA. Plano Estadual de Turismo. 2013. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/brunomunizdeb-
rito/plano-estadual-de-turismo-2013-2033>. Acesso em: 25 junho 2015.
Ciência Atual | Rio de Janeiro | Volume 8, Nº 2 • 2016 | inseer.ibict.br/cafsj | Pg. 12-13
LOURENÇO, Roteiro de Turismo. Disponível em: <http://www.roteirodeturismo.com.br/destino/rio-de-janeiro/
penedo/>. Acesso: 30 Abril 2015.
MASCARENHAS, G. Urbanização turística e a produção do lugar em Penedo. In: BARTHO-LO, R., DELAMARO,
M., BADIN, L.. (Org.). Turismo e Sustentabilidade no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: FAPERJ/Garamond,
2005, v. 1, p. 110-136.
OLIVEIRA,L.R.; VIANA, L.J.T.; BRAGA, A.L.C. Conflitos e fragilidades de uma atividade turística não planejada.
Um olhar direcionado as praias de Porto de Galinhas e Itamaracá. In: Revista eletrônica Patrimônio Lazer e Tur-
ismo, v.7, n.10, abr-mai-jun/2010, p. 01-19. ISSN: 1806-700X - Mestrado em Gestão de Negócios - Universidade
Católica de Santos. Disponivel em: <http://www.unisantos.br/pos/revistapatrimonio/pdf/Artigo1_v7_n10_abr_
mai_jun2010_Patrimonio_UniSantos_(PLT_14).pdf>. Acesso em 30 abril 2015.
PENEDO. Eventos. Clube Finlandia, 2014. Disponível em: <http://clubefinlandiablog.blogspot.com.br/>. Acesso
em 05 Maio 2015.
PENEDO. Foto. UOL, 2015. Disponível em: <http://webventureuol.uol.com.br/destinoaventura/rj/penedo>.
Acesso em 10 Maio 2015.
PRODERJ, IMPRENSA RJ. Penedo ganha totem de informações turísticas, 2013. Disponível em: <http://www.
rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=1597965>.Acesso em: 30 junho 2015.
PUCHALT, A.P. Turismo de shopping: el turismo de shopping como nueva tipología de turismo. Univer-
sidad De Valencia, Erasmus Llp-Ip Valortur Paris, 2011. Disponível em: <http://webcache.googleuser-
content.com/search?q=cache:yBR48_e1Vb8J:www.centri.unicas.it/content/download/4122/22392/file/
PELECHA%2520FINALE.pdf+&cd=8&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 28 junho 2015.
RODRIGUES; S.R. Segmentação do Turismo. Revista Turismo. RS, 2003. Disponível em: <http://www.revistatur-
ismo.com.br/artigos/segmentacao.html>. Acesso em: 12 abril 2015.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
VIANA, Lina Juliana Tavares; CUNHA, Daniela Rodrigues da; ANJOS, Francisco Antônio dos. A comercialização
do produto turístico associado à infra-estrutura e desenvolvimento: análise da Rota dos Tropeiros/ PR.In: Caderno
Virtual de Turismo. Rio de Janeiro, V.9, n. 2, p. 48-58, 2009.
UNWTO - WORLD TURISMO ORGANIZATION. Global Report on shopping tourism. AM Reports, Volume eight.
UNWTO, Madrid: Espanha, 2014. Disponível em: <http://www.acessibilidadebrasil.org.br/versao_anterior/in-
dex.php?itemid=43http://dtxtq4w60xqpw.cloudfront.net/sites/all/files/pdf/am9-shopping-report_v2.pdf>.
Acesso em 24 junho 2015.
WIKIPÉDIA. Penedo (Itatiaia). 2014. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Penedo_%28Itatiaia%29>.
Acesso em: 30 abril 2015
Downloads
Publicado
06-09-2016
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.