Penedo e o Turismo de Compras: Uma Nova Perspectiva

Autores

  • Ana Carolina Rosa Sousa Faculdade São José
  • Viviane Soares Lança

Resumo

Este artigo tem como foco o distrito de Penedo (Itatiaia/RJ) a partir de um olhar voltado para o turismo decompras na região. Este segmento turístico, a princípio, não subsiste em si mesmo, mas, na maioria das vezes,prescinde atributos paisagísticos exclusivos ou de destaque, focando-se nas conveniências da condição do localvisitado. Dentro desta perspectiva, é possível notar que Penedo é uma região envolvida por riquezas naturais eculturais, cujo desenvolvimento cresce a cada ano. Consequentemente, isto favorece a economia local composta,também, por seu polo comercial que tende a elevar a região em termos de lucratividade. Assim, foram feitaspesquisas bibliográficas, visita de campo e aplicação de entrevistas qualitativas na intenção de entender comose desenvolve a dinâmica do Turismo de compras no distrito de Penedo – RJ. Como resultado, verificou-se queo distrito é receptivo pela população e por comerciantes locais, contudo, mesmo sendo as compras um grandepotencial turístico local, é preciso uma atenção especial à comunidade autóctone que, muitas vezes, são excluídosde decisões e atividades rotineiras da região.Palavras-Chave: Segmentação turística, Turismo de compras, Penedo

Biografia do Autor

Ana Carolina Rosa Sousa, Faculdade São José

Bacharel em Turismo pelas Faculdades São José

Viviane Soares Lança

Mestre em Ciências Sociais (CPDA/UFRRJ), Especialista MBA em Gestão Hoteleira (UFRRJ), Bacharel em Turismo(UFRRJ). Prof.ª do Curso de Turismo das Faculdades São José.

Referências

ALLIS, T. Considerações sobre turismo de compras nas fronteiras brasileiras: O caso de Pacaraima(RR) e Santa
Helena de Uairen(Venezuela). In: V Seminário de pesquisa em Turismo do Mercosul (Semintur). Universidade de
Caxias do Sul/RS, 2008. Disponível em: <http://www.ucs.br/ucs/tplVSeminTur%20/eventos/seminarios_semin-
tur/semin_tur_5/trabalhos/arquivos/gt14-01.pdf>.Acesso em: 15 maio 2015.
BENI, Mario. Análise Estrutural do Turismo. 10 ed. São Paulo: SENAC, 2010.
BRASIL - MTUR, MINISTÉRIO DO TURISMO. Segmentação e o Turismo de Mercado. Secretaria Nacional de
Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Orde-namento Turístico, Coordenação Geral
de Segmentação. Brasília: Ministério do Turismo, 2010. 1ª ed., 170 p. Disponível em: <http://www.turismo.gov.
br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Segmentaxo_do_Mercado_Versxo_
Final_IMPRESSxO_.pdf>
________________. Compras impulsionam o turismo doméstico. Brasília: MTur, 2014. Dis-ponível em: <http://
www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20140806.html+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>.
Acesso em 24 junho 2015.
________________. Manual para Desenvolvimento e a integração de atividades turísticas com foco na produção
associada. Brasília: Ministério do turismo, 2011. 100 p. Disponível em: <http://www2.turismo.gov.br/export/
sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Manual_Producao_Associada.pdf> .
Acesso: 5 Junho 2015.
BRASIL - LEI DE ACESSIBILIDADE. Decreto-lei 5296, Brasília, 2004. Disponível em : <http://www.acessibilidadeb-
rasil.org.br/versao_anterior/index.php?itemid=43>. Acesso em: 30 junho 2015.
DIAS, Reinaldo. Introdução ao Turismo. São Paulo: Atlas, 2005.
ESADE, Porcentaje del gasto de los turistas em shopping. Barcelona: Espanha, 2014. Disponivel em:
<http://www.esade.edu/web/esp/about-esade/today/news/viewelement/302387/1/barcelona,-el-primer-des-
tino-de-turismo-de-compras-en-europa,-segun-un-estudio-de-esade>. Acesso em 01 julho 2015.
GARCIA, P. Vocação turística do Vale Verde do município de Valença – RJ. Valença: Rio de Janeiro, 2012. Dis-
ponível em: <http://siaibib01.univali.br/pdf/Paula%20Campbell%20Garcia.pdf>. Acesso: 20 maio 2015.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Markenting. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
LIMA. Plano Estadual de Turismo. 2013. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/brunomunizdeb-
rito/plano-estadual-de-turismo-2013-2033>. Acesso em: 25 junho 2015.
Ciência Atual | Rio de Janeiro | Volume 8, Nº 2 • 2016 | inseer.ibict.br/cafsj | Pg. 12-13
LOURENÇO, Roteiro de Turismo. Disponível em: <http://www.roteirodeturismo.com.br/destino/rio-de-janeiro/
penedo/>. Acesso: 30 Abril 2015.
MASCARENHAS, G. Urbanização turística e a produção do lugar em Penedo. In: BARTHO-LO, R., DELAMARO,
M., BADIN, L.. (Org.). Turismo e Sustentabilidade no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: FAPERJ/Garamond,
2005, v. 1, p. 110-136.
OLIVEIRA,L.R.; VIANA, L.J.T.; BRAGA, A.L.C. Conflitos e fragilidades de uma atividade turística não planejada.
Um olhar direcionado as praias de Porto de Galinhas e Itamaracá. In: Revista eletrônica Patrimônio Lazer e Tur-
ismo, v.7, n.10, abr-mai-jun/2010, p. 01-19. ISSN: 1806-700X - Mestrado em Gestão de Negócios - Universidade
Católica de Santos. Disponivel em: <http://www.unisantos.br/pos/revistapatrimonio/pdf/Artigo1_v7_n10_abr_
mai_jun2010_Patrimonio_UniSantos_(PLT_14).pdf>. Acesso em 30 abril 2015.
PENEDO. Eventos. Clube Finlandia, 2014. Disponível em: <http://clubefinlandiablog.blogspot.com.br/>. Acesso
em 05 Maio 2015.
PENEDO. Foto. UOL, 2015. Disponível em: <http://webventureuol.uol.com.br/destinoaventura/rj/penedo>.
Acesso em 10 Maio 2015.
PRODERJ, IMPRENSA RJ. Penedo ganha totem de informações turísticas, 2013. Disponível em: <http://www.
rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=1597965>.Acesso em: 30 junho 2015.
PUCHALT, A.P. Turismo de shopping: el turismo de shopping como nueva tipología de turismo. Univer-
sidad De Valencia, Erasmus Llp-Ip Valortur Paris, 2011. Disponível em: <http://webcache.googleuser-
content.com/search?q=cache:yBR48_e1Vb8J:www.centri.unicas.it/content/download/4122/22392/file/
PELECHA%2520FINALE.pdf+&cd=8&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 28 junho 2015.
RODRIGUES; S.R. Segmentação do Turismo. Revista Turismo. RS, 2003. Disponível em: <http://www.revistatur-
ismo.com.br/artigos/segmentacao.html>. Acesso em: 12 abril 2015.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
VIANA, Lina Juliana Tavares; CUNHA, Daniela Rodrigues da; ANJOS, Francisco Antônio dos. A comercialização
do produto turístico associado à infra-estrutura e desenvolvimento: análise da Rota dos Tropeiros/ PR.In: Caderno
Virtual de Turismo. Rio de Janeiro, V.9, n. 2, p. 48-58, 2009.
UNWTO - WORLD TURISMO ORGANIZATION. Global Report on shopping tourism. AM Reports, Volume eight.
UNWTO, Madrid: Espanha, 2014. Disponível em: <http://www.acessibilidadebrasil.org.br/versao_anterior/in-
dex.php?itemid=43http://dtxtq4w60xqpw.cloudfront.net/sites/all/files/pdf/am9-shopping-report_v2.pdf>.
Acesso em 24 junho 2015.
WIKIPÉDIA. Penedo (Itatiaia). 2014. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Penedo_%28Itatiaia%29>.
Acesso em: 30 abril 2015

Downloads

Publicado

06-09-2016